fbpx
Cultura e Mercado

Petrobras Social lança concurso de projetos

A Petrobras se lança em mais uma campanha que ainda alavancará grandes conceitos de humanismo social materializados em ações concretas.Priscila Beltrame

A Petrobras lançou no dia 13 de novembro passado, em São Paulo, o programa Petrobras Social, motivada pelos trabalhos que já realizou no setor e motivando ações socialmente responsáveis. Esta iniciativa está movimentando entidades do terceiro setor no desenvolvimento de projetos que primem por um mérito na concepção, relevância e impacto social para se qualificarem e receberem o financiamento do programa. O programa consiste numa seleção de projetos apresentados a uma Comissão de Seleção voltados para a melhoria de vida de crianças e adolescentes que residem nos centros urbanos ou na periferia das grandes cidades.

Numa aplicação do conceito desenvolvido pela Unesco da Cultura da Paz, ou seja, uma identificação de fundamentos pacíficos nas expressões culturais, a Petrobras espera receber projetos que tenham foco em adolescentes e jovens em situação de risco social, em esporte, cultura e educação para mobilização dos adolescentes e jovens, ou em áreas que compõem o índice de desenvolvimento humano (IDH): renda, saúde e educação. Desta forma concebido, o programa prevê demais especificações das ações, conforme quadro ilustrativo que segue abaixo.

Conforme Ivaldo Bertazzo, coreógrafo do Folias Guanabaras, um projeto social já apoiado pela Petrobras com jovens moradores do Complexo da Maré, “o projeto não visa transformar as crianças em artistas, mas passar a respeitar suas formas expressão”. A respeito das mudanças que os projetos como o Folias promovem nos participantes, Bertazzo diz que “eles modificam o desejo de conhecimento da criança, comprometendo-os com o coletivo”. Refletindo sobre a falta de organização geral do lazer, diz que este fato não está limitado às classes mais baixas, mas é uma constante na vida dos adolescentes em geral.

Alexandre Machado, assessor da presidência da empresa, confia no poder transformador das entidades civis e empresariais: “todos nós temos tropeçado em mudanças que a sociedade tem promovido ao se engajar em projetos transformadores”. É nesse espírito que a Petrobras se lança em mais uma campanha que ainda alavancará grandes conceitos de humanismo social materializados em ações concretas.

Todos queremos crer que as palavras de Bertazzo estejam com toda a razão e que, para além de uma empresa, trate-se de uma idéia coletiva de estratégia empresarial: “este projeto aumenta a necessidade de as empresas investirem em outros tipos de mídias (as de impacto social). Este processo não tem volta”.

Quadro informativo

Foco do projeto:
– adolescentes e jovens residentes nos centros urbanos ou nas periferias, e que se encontrem em situacao de risco social;
– o esporte, a cultura ou a educacao como fator de mobilização dos adolescentes e jovens pra uso construtivo do seu tempo livre; e
– uma ou mais áreas que compõe o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): renda, saúde e educação.

Inscrição: deverão ser postados até 7 de dezembro de 2001 para Petrobras Social
Comunicação Institucional
Av. República do Chile, 65/ Sala 1202 – Centro
Rio de Janeiro – RJ – CEP 20.035-900.

Resultados: até o final de março de 2002.

Início das atividades: abril de 2002.

Projetos apoiados: pequeno, médio ou grande porte, com valor até R$ 500.000,00.

Qualidades do projeto: os processos seletivos serão de âmbito nacional e divulgados em todo o país. Procurar-se-á contemplar projetos nas cinco regiões geográficas, desde que atendam os principais critérios de análise adotados:

– mérito (a intencionalidade do projeto);
– relevância (a importância da questão social abordada); e
– impacto social (as transformações positivas e duradouras esperadas).

Recomendamos o conhecimento das demais informações para a apresentação dos projetos, que estão disponíveis no site: www.petrobras.com.br/social; por telefone: 0800-789001, fax: (21) 2534-6981 ou por e-mail: social@petrobras.com.br.


Petrobras Social lança concurso de projetos

A Petrobras se lança em mais uma campanha que ainda alavancará grandes conceitos de humanismo social materializados em ações concretas. (mais…)


Petrobras Social lança concurso de projetos

A Petrobras se lança em mais uma campanha que ainda alavancará grandes conceitos de humanismo social materializados em ações concretas. (mais…)


Petrobras Social lança concurso de projetos

A Petrobras se lança em mais uma campanha que ainda alavancará grandes conceitos de humanismo social materializados em ações concretas. (mais…)