fbpx
Cultura e Mercado

Paraná abre editais para teatro

 

A reativação do Teatro de Comédia do Paraná foi definida em edital de dramaturgia assinado no fim de outubro entre o Centro Cultural Teatro Guaíra e a Secretaria de Estado da Cultura. E as inscrições para o edital estão abertas até 15 de janeiro, para a escolha de texto inédito, no gênero comédia para adultos.

Foto: ReproduçãoO autor deve ser paranaense ou ter residência no Estado por no mínimo dois anos – não serão aceitas obras póstumas ou adaptações de textos literários. O proponente deve ser obrigatoriamente o autor do texto e este não poderá ser divulgado por qualquer meio de comunicação (leituras públicas, encenações, redes sociais, impressos, etc).

A montagem terá direção de Alexandre Reinecke, responsável também pela seleção de cenários e figurinos, definidos a partir do texto escolhido.

Também foi lançado o edital de ocupação dos auditórios Salvador de Ferrante (Guairinha), Glauco Flores de Sá Brito (Mini) e José Maria dos Santos. As inscrições estão abertas até 29 de janeiro.

O edital regulamenta a cessão dos espaços para espetáculos profissionais de teatro paranaense, dirigidos ao público adulto (sete espetáculos) e crianças (três espetáculos), no período de abril a agosto de 2016. A primeira montagem será no dia 26 de abril, no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini).

Os interessados deverão apresentar a solicitação, em envelope lacrado, contendo ficha cadastral, sinopse do texto ou roteiro, proposta artística da montagem, documentos de liberação (direitos autorais de dramaturgia e de música), ficha técnica, currículo do proponente entre outros documentos. Uma curadoria irá definir os espetáculos que ocuparão os três auditórios.

Os editais e as fichas de inscrição estão disponíveis no site www.teatroguaira.pr.gov.br.

*Com informações do site do governo do Estado do Paraná

 

Tags:, , , , ,