fbpx
Cultura e Mercado

Iphan premia ações de salvaguarda do patrimônio imaterial

Com investimento total de R$ 1,02 milhão do Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu inscrições para o Prêmio Boas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

Foto: IphanA iniciativa irá premiar 34 ações de salvaguarda voltadas à valorização de bens culturais imateriais com o valor de R$ 21.750 cada.

Podem concorrer instituições privadas sem fins lucrativos que tenham desenvolvido ações para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Tais ações devem incluir, no mínimo, uma das seguintes propostas: mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual, ações educativas, formação, capacitação, transmissão de saberes, apoio à organização e à mobilização comunitária e promoção da utilização sustentável dos recursos naturais.

Os candidatos passarão por fase de habilitação e avaliação. A comissão de avaliação, composta por cinco integrantes do Iphan e dois profissionais com ampla experiência e conhecimento na área, levará em conta critérios como clareza da descrição da ação realizada, qualidade técnica e metodológica e importância da iniciativa para continuidade da prática do bem cultural imaterial, entre outros.

As inscrições são gratuitas e seguem até 25 de janeiro de 2016. O resultado final será publicado pelo DPI no dia 15 de março.

Clique aqui para acessar o edital e seus anexos. Informações complementares poderão ser obtidas pelo telefone (61) 2024.5400 ou pelo endereço eletrônico dpi@iphan.gov.br.

*Com informações do site do MinC
**Atualizado em 15/12

Tags:, , , ,