fbpx
Cultura e Mercado

Curitiba sedia Feira Internacional da Música do Sul

De 22 a 25 de junho, Curitiba (PR) recebe a primeira Feira Internacional da Música do Sul (FIMS). Acompanhando o sucesso de grandes eventos já consolidados no Brasil, como a Semana Internacional de Música de São Paulo, que terá quarta edição em 2016, o Porto Musical (Recife, PE), já em sua oitava edição em 2017 e a Feira da Música (Fortaleza, CE) que acontece há 14 anos, a FIMS tem como objetivo fomentar negócios no cenário musical no Sul do país.

Foto: ReproduçãoA FIMS ocupará o Portão Cultural de Curitiba com uma programação intensa de palestras, debates, rodadas de negócios, circuito de shows noturnos e showcases de bandas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Dentre os diversos temas abordados pela feira, destacam-se algumas mesas de debate sobre o ensino de música nas escolas e seu benefício para o país, streaming musical e direitos digitais, e o “instituto” nacional da música (análogo à Ancine), recentemente aprovado pelo Ministério da Cultura.

A FIMS também receberá uma série de palestras com convidados nacionais e internacionais. Benjamin Ruth – representante do Lancaster Music Festival (Inglaterra) – falará sobre festivais musicais de baixo orçamento com atrações internacionais. Já Alfredo Caxaj – da Sunfest (Canadá) -, por exemplo, traz uma palestra sobre como produtores internacionais veem a presença crescente da música brasileira em festivais ao redor do mundo.

Completando a programação, estão confirmadas participações de Zé Ricardo, curador do palco Sunset do Rock in Rio; Ana Garcia, idealizadora do festival No Ar Coquetel Molotov; Paula Rivera, representante do Ministério da Cultura da Argentina e membro fundadora da MMF LATAM; e Antonio Gutierrez, produtor cultural e diretor da Rec-Beat Produções, bem como representantes do Ministério da Cultura, secretarias de cultura estaduais e municipais da região e demais órgãos públicos.

Para participar do evento, é necessário credenciamento pelo site fims.com.br.

 

Tags:, , , , ,