fbpx
Cultura e Mercado

2ª edição do Festival Ver e Fazer Filmes

De 03 a 14 de agosto, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o Instituto Cidade de Cataguases e o CINEPORT- Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa promovem, em Cataguases (MG), o Festival Ver e Fazer Filmes, evento que propõe uma animada disputa envolvendo duas universidades e cinco equipes de jovens do Brasil e exterior.

O evento se apoia em dois eixos principais: a etapa Fazer, que irá resultar na produção de sete curtas-metragens, todos inspirados na obra do importante escritor cataguasense Luiz Ruffato; e a etapa Ver, com exibições de filmes, oficinas, palestras e mostras especiais.

Na etapa “Fazer”, a novidade é a divisão em duas categorias: “FIC” – de ficção – e “DOC” – de documentário. Serão produzidos dois curtas-metragens de ficção e cinco documentários.

Para produzir as obras de ficção foram convidadas duas escolas brasileiras, a Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), de Belo Horizonte, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), de Salvador. Já para a produção de documentários serão organizados cinco coletivos de jovens das cidades de Cataguases (MG), João Pessoa (PB), Lagos (Portugal), Mindelo (Cabo Verde), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola), numa iniciativa de cooperação internacional da Rede Cineport.

Todos os filmes serão rodados em Cataguases envolvendo, principalmente, atores, técnicos e a população da cidade e região. Na etapa “Ver”, o Festival oferece uma programação especial com sessões comentadas por cineastas e produtores de cinema presentes no Festival, bem como exibições em praças de diversos bairros da cidade pela unidade móvel de cinema itinerante do Projeto Tela Viva.

Outra grande novidade dessa segunda edição é o programa “Aprender a Ver”, onde cerca de 300 jovens, de 14 a 17 anos, selecionados na cidade e em outros 10 municípios da região, irão participar de workshops, palestras e uma mostra especial de cinema infanto-juvenil. Ao final do Festival, esse grupo irá eleger e premiar o melhor filme da mostra infanto-juvenil, com o “Troféu Câmera na Cabeça: Categoria VER”.

A programação paralela conta com várias ações como a realização do Fórum Diver-Cidades Criativas, dois eventos multimídia, exposições, shows musicais e as oficinas do Projeto Irradiar. Para mais informações, acesse  s://www.festivalverefazerfilmes.com.br/

Tags:, , , ,