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Seminário Gestão de Patrocínios

Investimento social privado no Brasil

Apresentação

A gestão de patrocínios é estratégica para empresas. Relacionamentos com comunidades, com o poder público e outros stakeholders, visibilidade da marca, ativações de produtos, lançamentos, responsabilidade socioambiental... uma gama ampla de ações vitais para uma empresa passam por ela e contribuem, ao final das contas, diretamente na reputação dessas marcas. Apesar dessa dimensão tão relevante, é raro termos a oportunidade de debater assuntos do setor com especialistas, gestores experientes e também com aqueles que estão inovando nessas práticas.

Por isso o Cultura e Mercado criou o Seminário Gestão de Patrocínios, para oferecer uma oportunidade de troca de experiências e debate qualificado sobre o assunto, especialmente em um ano de tantas mudanças neste segmento. Afinal, o que mudou na legislação de incentivos fiscais e quais os impactos dessas mudanças para as empresas patrocinadoras? Com o fim dos ministérios da cultura e do esporte, quais os impactos para patrocinadores de projetos dessas áreas e como promover ativações, melhorar comunicação e relacionamentos em projetos destes segmentos? Vamos falar também de reputação, avaliação de projetos e mensuração de resultados, perspectivas para os próximos anos e de que maneira os investidores podem colaborar para o fortalecimento da área cultural, social e esportiva.

 

Os objetivos deste Seminário são: oferecer informações atualizadas sobre a legislação respectiva, realizar um debate crítico sobre a situação do investimento social privado no Brasil, apontar caminhos para investimentos seguros e eficazes.

 

Programa

09h00
Recepção e café

 

09h45
Abertura

 

10h às 10h50
1. Fundações e Institutos empresariais: Mário Mazzilli (Instituto CPFL); André Leonardi - mediação (Fundação CSN) e Odair Barros (Fundação Telefônica Vivo).

 

11h às 12h
2. Incentivos fiscais: Laís Bodanzky - mediação (Spcine); Flávia Manso (CQS Advogados) e Cris Olivieri (Olivieri e Associados).

 

12h10 às 13h
3. Ativações e comunicação em projetos: Anderson Rubinatto (Sportpromotion) ; Nara Almeida - mediação (Thomson Reuters e DIGICORP/USP) e Joanna Savaglia (JLeiva).

 

13h
Almoço

 

14h30 às 15h20
4. Ética nas relações com captadores: João Paulo Vergueiro (ABCR); Suellen Moreira (SOCIAT Consultoria) e Larissa Biasoli - mediação (Sorella Produções).

 

15h30 às 16h20
5. Regulação e Direitos: Nichollas Alem (Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes); Larissa Kac (Carasso Kac Advocacia) e José Maurício Fittipaldi - mediação (Animus Consultoria & Gestão).

 

16h30 às 17h20
6. Medição de impactos e resultados em projetos: Luciana Castro (Companhia da Cultura); Flavio Ferrari (Copenhagen Institute for Futures Studies) e Daniele Torres - mediação (Cultura e Mercado).

 

17h30
Encerramento: Nova Orquestra

Especialistas

Anderson Rubinatto

Administrador de empresas e especialista em Gestão de Projetos Esportivos realizados com Incentivo Fiscal ( LIE e PIE ) atualmente faz captações de Patrocínio e Gerencia Projetos para a Sportpromotion Marketing Esportivo empresa com mais de 3 décadas e que atualmente possui os direitos das principais competições do Futebol Brasileiro , Campeonato Brasileiro de Futebol série A e B , Beach Soccer, Beach Tennis , Futebol 7 e Corrida de Rua, já atuou como Diretor de Relações Institucionais da Koch Tavares , com participação no planejamento e na realização de diversas Competições Esportivas tendo em seu currículo 2 Arenas de Verão , 4 edições do Brasil Open de tênis, torneio de tênis mais tradicional da América do Sul, Organização e Gestão do torneio “Gillete Federer Tour”, “Estrelas da Patinação – Astros no Gelo”, Copa América de Beach Soccer dentre outros.
Além disso tem experiência na construção de parcerias para a produção de eventos esportivos com Confederações e Federações de diversas modalidades e órgãos estatais de fomento ao esporte, tendo sido Diretor e consultor da CBT – Confederação Brasileira de Tênis.

André Leonardi

Gerente Geral da Fundação CSN, Entidade sem fins Lucrativos que atua nas áreas de Educação, Cultura, Esporte e Meio Ambiente; Coordenador do RT de Cultura do GIFE ( Grupo de Institutos, Fundações e Empresas); Facilitador do FBDC ( Forúm Brasileiro Pelos Direitos Culturais); Conselheiro do Projeto Guri.

Cris Olivieri

Advogada com especialização em gestão de Processos Comunicacionais e Culturais pela ECA – USP e Mestrado em política cultural pela ECA – USP, Master em Administração das Artes na Universidade de Boston (USA), Diretora da Olivieri e Associados Advocacia, atuando na área de consultoria para cultura, comunicação e entretenimento há 30 anos. Co-autora do Guia Brasileiro de Produção Cultural edição 2003-2004, 2007, 2010, 2013-14 e 2015-17, autora dos livros Cultura Neoliberal – Leis de Incentivo como política pública de cultura, e, Direito, Arte e Liberdade. Facilitadora do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e Membro de Comissão de Direitos das Artes da OAB- SP.

Daniele Torres

Daniele Torres é carioca, museóloga, com pós em: História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015 foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Foi diretora estatutária do Instituto AES no biênio 2016-2018. Membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captação de Recursos. É Conselheira Consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP.

Flávia Manso

Graduada em Direito e Pós-graduada em Propriedade Intelectual e Novos Negócios pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito/SP). Atua no mercado de mídia, entretenimento, tecnologia e inovação, com enfoque em direito público e incentivos fiscais.

Flavio Ferrari

Flavio Ferrari é o Head Brasil do Copenhagen Institute for Futures Studies. Especialista em Comunicação, Inovação e Transformação Digital. Autor do livro “Atitude Digital – os caminhos da transformação” (2018). Professor para Educação Executiva na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Maketing.

Nos últimos 20 anos comandou os três maiores Institutos de Pesquisa de Mídia (Kantar/Ibope, Ipsos e GfK) no Brasil e foi sócio mentor de duas startups digitais (Qual Canal e HMATV).

Engenheiro, especializado em marketing, desenvolveu coordenou programas de MBA em Inteligência Competitiva para a ESPM e Unyleya e módulos de
Educação Executiva para ESPM (Inovação e Comunicação Digital) e FGV (Branding: Comportamento do Consumidor - Marketing Geracional).

Mentor do Hub colaborativo SocialData, que integra tecnologias, metodologias e informações para entendimento da sociedade e ‘publisher’ da plataforma Arguta business plat.

Joanna Savaglia

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, trabalha na área cultural desde 2000. Em 2003 coordenou a produção do
programa Saia Justa, com Rita Lee, Marisa Orth, Monica Wadvogel e Fernanda Young. Em 2005 foi trabalhar na área de marketing cultural na empresa JLeiva, onde é Diretora Comercial até o momento, com um intervalo de 5 anos, nos quais trabalhou diretamente com alguns projetos e produtores culturais, com foco especial em projetos de leitura e literatura: a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty (2011 a 2016); a FLUP – Festa Literária das Periferias (2011 a 2018) e a Cooperifa (2014 a 2018). Em 2014 produziu pela Savá Negócios Culturais o espetáculo musical Na Batalha, com elenco de 11 dançarinos de passinho e que esteve em cartaz por 2 meses no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Em final de 2014 iniciou a revitalização da Biblioteca de Caraíva, localizada em Porto Seguro, Bahia. Em abril de 2015 entregou para a comunidade o resultado: um novo acervo de livros, nova área externa e mobílias para o equipamento cultural e uma funcionária paga pela Secretaria de Educação de Porto Seguro. De 2015 a 2017 coordenou junto ao Instituto Zuzu Angel a digitalização do acervo de indumentária e documental da estilista, disponíveis para consulta na internet e armazenado com orientações museológicas. Como parecerista participou da avaliação de projetos para o II edital de seleção de projetos da EDP (2015) e para a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, edital do Fundo Municipal de Cultura (2015 e 2018) e parecerista da LIF. Em setembro de 2015 passou a compor a equipe de pareceristas do Ministério da Cultura. Desde agosto de 2016 é Diretora Executiva na JLeiva Cultura e Esporte. É conselheira de literatura do CBEC – Conselho Brasileiro de Entidades Culturais desde fevereiro de 2019.

João Paulo Vergueiro

Diretor Executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Professor da FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, e bacharel em Direito pela USP. É, voluntariamente, Coordenador do Grupo de Excelência de Gestão do Terceiro Setor, do Conselho Regional de Administração de São Paulo, e Conselheiro de Administração da Kibô-no-Iê.

JOSÉ MAURÍCIO FITTIPALDI

Advogado formado em 2003 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especializado nos setores de entretenimento e terceiro setor, assessorou em sua trajetória diversas das principais empresas e instituições atuantes nestes setores no Brasil e no exterior. Na condição de advogado, consultor e professor de cursos de pós-graduação, teve participação ativa nos principais debates regulatórios e legislativos relativos investimento social privado e incentivos fiscais, dentre as quais a criação do PROAC/SP, modificações na Lei Rouanet, entre outros temas, tendo sido reconhecido por guias internacionais de serviços jurídicos como advogado de destaque no mercado brasileiro (Chambers & Partners, 2011, 2012 e 2013). Em 2013, deixou temporariamente a advocacia para enfrentar o desafio de conduzir as operações nacionais da Televisa Internacional - braço de distribuição internacional de conteúdo do maior grupo de mídia em idioma hispânico do mundo, o Grupo Televisa, onde teve oportunidade de se especializar em processos de comunicação e produção de conteúdo, em nível local e regional. Atualmente, é sócio da Animus Consultoria & Gestão, assessorando organizações de diversos setores econômicos na concepção e implementação de estratégias investimento social privado, gestão de processos de governança e gestão de impacto dos investimentos realizados.

Laís Bodanzky

Laís Bodanzky é diretora-presidente da Spcine. Como cineasta, dirigiu filmes como "Bicho de Sete Cabeças" e "Como Nossos Pais". Acaba de rodar um longa histórico sobre Dom Pedro l com Cauã Reymond. Por mais de 10 anos, Laís coordenou projetos sociais de audiovisual como o Tela Brasil, que promove exibição itinerante de filmes nacionais; um programa de educação audiovisual em várias comunidades pelo Brasil e o Tela BR, um curso de educação audiovisual a distância.

Larissa Biasoli

Larissa é Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP - Brasil) e em 2013 terminou sua especialização em Gestão Cultural e Políticas Culturais (Goldsmiths College – University of London).
Teve diferentes experiências em produção, que incluem trabalhos com Les Commediens Tropicales em 2007, Boa Companhia de 2007 a 2009 e Grupo Matula Teatro de 2009 a 2010, além de trabalhos com produção de eventos corporativos.
Desde 2013 a frente da Sorella Produções Artísticas atua em diferentes frentes como produtora executiva, gerente de projetos culturais e sociais, e coordenação de programas e festivais de teatro, como XV Festival do Teatro Brasileiro - Cena Paranaense, e XVI Festival do Teatro Brasileiro - Cena Baiana, idealizados e realizados por Alecrim Produções Artísticas.
Atua na elaboração de projetos para leis de incentivo fiscais estaduais e federais, e captação de recursos nas áreas de teatro, música, artes plásticas e audiovisual. Nestas áreas trabalhou com o Grupo Barracão Teatro de Campinas, Alecrim Produções Artísticas e Instituto Bem Cultural do DF, Bons Ventos Produtora de Campinas e Trupe Sinhá Zózima de São Paulo e Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo.

Larissa Kac

Advogada e Consultora jurídica na área de Direito de Entretenimento, Mídia, Imagem, Publicidade e Comunicação. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduada no Curso de Especialização Lato Sensu em Propriedade Imaterial - Direitos Autorais - Propriedade Industrial - Direito da Personalidade e Comunicação pela Escola Superior de Advocacia ESA- OAB/SP. Coordenadora do curso Aspectos jurídicos pertinentes à atividade publicitária no Brasil na Escola Superior de Advocacia da OAB / SP – ESA. Professora do curso de MBA em Direito eletrônico da Escola Paulista de Direito -EPD e de pós -graduação (Lato Sensu) em Propriedade Intelectual, Direito do Entretenimento e Mídia da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP – ESA, assim como do curso de pós graduação em Fashion Law da Faculdade Santa Marcelina. Integrante do Corpo de Árbitros da Câmara Nacional de Arbitragem na Comunicação. Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual e de Entretenimento da OAB/SP (2011/2018) e da Comissão de Mídia e Entretenimento da IASP. Coordenadora nacional e coautora da obra Direito Autoral Atual – Editora Elsevier (2015). Autora de artigos e coautora de livros na sua especialidade.

Luciana Castro

Educadora, atuou como professora de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica na rede estadual de ensino de São Paulo de 1992 a 2000. Diretora de Educação Ambiental da Prefeitura de Itapecerica da Serra de 2000 a 2004. Com uma experiência de 25 anos no terceiro setor, participou ativamente na fundação da Associação Holos21 - Transdisciplinaridade em Tempo Real. Trabalhou como coordenadora de polo do Projeto Guri e Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. Foi coordenadora institucional da Associação Clave de Sol e Sociedade Humana Despertar. Escrevendo e executando projetos, teve clientes como SABESP, Natura, Mauell, ContourGlobal, Grupo Ecorodovias, Samarco Mineração, AES Brasil, Duratex, entre outros. Trabalhou como Gerente de Projetos e Relações Comunitárias do Instituto Agires, de 2010 a 2014, desenvolvendo vários projetos na área de cultura, educação e meio ambiente. Atualmente, integra a equipe da Companhia da Cultura desde 2014, desenvolvendo ações de planejamento estratégico para clientes, inscrevendo projetos nas leis de incentivo, captando recursos, gerando e acompanhando indicadores de processo/resultado e realizando a coordenação pedagógica das ações.

Mario Mazzilli

Jornalista e sociólogo, graduado pela USP, com especialização em Marketing (FGV-SP) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Desde 2008, dirige a CPFL Cultura, programa cultural da CPFL Energia. Foi o primeiro editor da Revista Observatório Itaú Cultural e atua há mais de 20 anos no setor cultural.

Nara Almeida

Estrategista de Content Marketing LATAM da Thomson Reuters e Professora do DIGICORP/USP.

Profissional de comunicação e marketing, apaixonada por pessoas e tecnologia e, antes de tudo, curiosa. É Mestra em Ciências da Comunicação pela USP, tem especializações em comunicação empresarial pela Syracuse University e em Publishing Management pela Câmara Brasileira do Livro e extensões pela PUC-SP e pela Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, estudando temas como Cinema, Filosofia, Juventude e Transformações na América Latina.

Foi coordenadora do Comitê de Gestão Cultural e criou os Seminários de Gestão Cultural. ambos pela Aberje, think tank de comunicação empresarial na América Latina. Foi eleita uma das 10 melhores jornalistas de comunicação do Brasil na votação popular do Prêmio Comunique-se 2015.

Nichollas Alem

Bacharel e Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo. Fundador e Presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes. Especialista em Direito do Entretenimento. Consultor da UNESCO em equipamentos culturais. Atuou na construção do Programa Municipal de Economia Criativa de São Bernardo do Campo. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) e certificado pelo CopyrightX de Harvard.

Odair Barros

Formado em Ciências Contábeis e MBAs em Gestão empresarial pela FGV, Executivo Internacional pela Business School SP, é gerente de planejamento, administração e finanças da Fundação e eleito diretor estatutário em 2016. Executivo com perfil generalista, possui larga experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte nas áreas de Controladoria, Planejamento, Finanças, Recursos Humanos e em gestão de entidades do terceiro setor. Está na Telefonica desde 1999, tendo atuado em diversas empresas do grupo, em diferentes posições e geografias. Anteriormente, atuou na Claro, Rede Sarah de Hospitais. Como atividade voluntária, é diretor presidente do Nosso Clube Telefônica Vivo, uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo proporcionar bem-estar a seus associados através de atividades nas áreas da cultura, esporte e lazer.

Suellen Moreira

Suellen tem sólida experiência em gerenciamento de projetos e captação de recursos para instituições do Terceiro Setor com atuação nas áreas social, saúde, educação e cultura. Forte atuação na captação de recursos com indivíduos, área em que desenvolveu trabalhos em diversas organizações sociais e culturais. Com a SOCIAT Consultoria presta assessoria para desenvolvimento institucional e captação de recursos para organizações sociais, com foco na mobilização de recursos por diversificação de fontes e estratégias. Especialista em captação por meio de incentivos fiscais, já foi responsável pela captação de recursos com mais de 30 grupos empresarias diferentes para cerca de 25 organizações socais e seus projetos, especialmente via Rouanet, PRONON e PRONAS-PCD. É especialista em Gestão de Projetos pelo IBMEC. Como palestrante e professora, tem atuação constante no Festival ABCR, no FIFE – Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica, Instituto Filantropia, entre outros. É membro da Associação Brasileira de Captadores de Recurso onde, desde 2013, atua voluntariamente como Coordenadora Nacional do grupo ABCR Cultura.

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