Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X

Produção Cultural - A Construção da Estratégia

O bê-a-bá da produção

Apresentação

CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL


 

A cultura brasileira é pulsante. Para todos os lugares para que se olha, ela está lá. Quanta riqueza. Temos, para além das ruas, casas de shows, teatros, galerias, espaços culturais, coletivos, galpões, em diversos formatos e tamanhos. Em tempos de pandemia, fez-se necessário o uso da criatividade para oferecer também conteúdos online. E as manifestações artísticas continuam por todos os lados. Essa cultura viva, para se ?apresentar democrática e acessível, disponível e visível - portanto transformadora - precisa de profissionais qualificados para trabalhar em/por/com/sobre ela.

 

O momento é peculiar. O mercado cultural, mais do que nunca, precisa se fazer presente para fazer-se visível e reconhecível. A cultura só vai reconquistar o espaço que merece, se profissionais qualificados estiverem à frente dos projetos. 

 

Quem é o produtor? Este curso não é um curso de elaboração e formatação de projetos. É um curso que busca apresentar esse produtor cultural, localizá-lo nesse mercado, atribuir-lhe sua faceta estrategista e dar-lhe, enfim, sua dimensão social. 

 

Ao longo dos encontros serão abordados aspectos que compõe o cenário em que o produtor atua e os elementos necessários para o desenvolvimento diário de projetos, incluindo estudos de viabilidade e a percepção de sustentabilidade. 

 

Este curso é direcionado para produtores culturais em formação ou já formados e atuantes no mercado que buscam ampliar seu conhecimento e expertise. É lugar de troca e portanto, toda experiência é bem vinda. 

Programa

 

ENCONTRO 1 - De onde falamos?

Entendendo o cenário cultural e a posição do produtor

 

ENCONTRO 2 - A construção da estratégia

Planejamento, viabilidade e riscos

 

ENCONTRO 3 - Etapas de produção

A visão ampla da coisa

 

 

 

Bibliografia indicada:


 

ANJOS, Moacir dos. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005

 

BOLAÑO, Cesar; GOLIN, Cida; BRITTOS, Valério (ORG). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristovão: Obscom/UFS, 2010

 

BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura: políticas culturais e seus desafios. São Paulo: Edições SESC, 2016

 

BRANDT, Leonardo. O poder da cultura. São Paulo: Peirópolis, 2009

 

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008

 

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

 

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005

 

CEREZUELA, David Rosselló. Planejamento e avaliação de projetos culturais: da ideia à ação. São Paulo: Edições SESC, 2015

 

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. São Paulo: Papirus, 1995

 

HOLLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

 

HOWKINS, John. The creative economy: how people make Money from ideas. Penguin Books, 2001

 

MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007

 

O’DOHERY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002

 

OLIVIERI, Cristiane; NATALE, Edson. Guia Brasileiro de Produção Cultural: ações que transformam a cidade. São Paulo: Edições SESC, 2016

 

REIS, Ana Carla; MARCO, Kátia de (ORG). Economia da cultura: ideias e vivências. Rio de Janeiro: Publit, 2009

 

REIS, Ana Carla F. Marketing cultural e financiamento da cultura. Ed. Thomson Pioneira, 2002

 

RUSKIN, John. A economia política da arte. Rio de Janeiro: Record, 2004

 

THIRY-CHERQUES, Hermano. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2a ed. rev. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008

 

TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007

 

VALIATI, Leandro; FIALHO, Ana Letícia do Nascimento (ORG). Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia I. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017

 

_____________. Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia II. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017

 

VELHO, Gilberto. “Observando o familiar”. In ______________. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980 

 

 

 

Links de interesse:


 

http://www.dagaveta.com.br

 

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-produtora-cultural#naveC apituloTopo

 

http://www.cult.ufba.br/wordpress/ 

 

http://www.cult.ufba.br/arquivos/bibliografias_politicasculturais_brasil_01maio06.pdf 

 

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/politicas-culturais 

 

https://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/revista-observatorio 

 

https://www.projectbuilder.com.br/blog/ 

 

Especialistas

Marcela Amaral

Marcela Amaral é formada em Artes Plásticas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo) e em História pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Cursou um MBA em Gestão de Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas. Atua na área de produção cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias paulistanas como Millan e Nara Roesler e também em escritórios de produção cultural como Arte3. Como autônoma, atuou em grandes eventos como a 27a e 29a Bienal Internacional de São Paulo; I Bienal do Fim do Mundo em Ushuaia, Argentina, entre outras importantes mostras. Foi produtora executiva no ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea, São Paulo) onde coordenou a produção do World Biennial Forum, ocorrido em São Paulo em 2014, entre outras atividades. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria:
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Produção Cultural - A Construção da Estratégia"
De:

Para:

Compartilhar
Tenho interesse neste curso

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Para propostas In Company envie um email para:

[email protected]
Notícias
Parceiros