Cultura e Mercado
  • Rapidinhas da Cultura: novas nomeações no setor

    Nesta semana, ocorreram algumas nomeações importantes:

    ANCINE

    A nível nacional, Mariana Ribas da Silva foi indicada para o cargo de diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A aprovação ocorreu nesta terça-feira (19) no Plenário, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), tendo como relatora a senadora Marta Suplicy (MDB-SP). Anteriormente, o cargo estava ocupada por Roberto Gonçalves de Lima.

    Mariana Ribas é graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela mesma escola. Foi diretora de Produção na Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (de março/2003 a fevereiro/2011). No MinC, foi secretária de Audiovisual (de dezembro/2016 a julho/2017) e atualmente exerce, pela segunda vez, o cargo de secretária-executiva da pasta. Atua no cenário cultural há 15 anos.

    Segundo nota oficial do site do Senado, em sabatina na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), ”Mariana defendeu regulamentar a legislação segundo a qual o mínimo de 30% dos recursos arrecadados pelo Condecine — contribuição cobrada sobre a exploração comercial de obras audiovisuais — devem ser destinados a produtoras brasileiras estabelecidas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

    — A gente precisa regulamentar a lei para que a gente garanta esses 30% para todas as linhas de ação e não só apenas como valor global. Eu me comprometo sim a trabalhar por isso — afirmou”.

    UNIDADE DE FOMENTO A CULTURA (SP)

    Na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o produtor André Luiz Cagni – conhecido como Pomba –  é o novo coordenador da Unidade de Fomento a Cultura. Este departamento é responsável pelas políticas de fomento e incentivo à economia criativa, como o Programa de Ação Cultural (ProAC), Prêmio Estímulo, entre outros. Anteriormente, o cargo estava ocupada por Aldo Valentim.

    Pomba é produtor e músico com larga atuação na cena. Foi editor da revista Rock Brigade nos anos 80, quando fundou a revista Dynamite. Também foi idealizador e organizador da primeira balada de Rock-GLS do Brasil, o “Grind-Loca”,  do Arquivo do Rock Brasileiro e do Prêmio Dynamite de Música Independente.

    MOBILIZADORES CULTURA VIVA

    Por outro lado, há grande ansiedade em torno do edital Mobilizadores da Cultura Viva – que irá selecionar os agentes responsáveis por mapear e capacitar proponentes, no estado de São Paulo, para a inscrição no edital dos Pontos de Cultura.

    O resultado da seleção, que originalmente estava previsto para 06 de junho, foi postergado duas vezes e deve ser anunciado agora no dia 28 de junho, segundo nota publicada no site oficial. 

    A Comissão responsável pela seleção dos agentes deve ser paritária, composta por membros da Secretaria da Cultura do Estado e do MinC. Os primeiros já foram divulgados, mas se aguarda ainda a divulgação dos segundos.

    Da Secretaria, os nomes são Agnaldo Gomes Pereira, André Luiz Cagni (Pomba), Walter Roberto dos Santos e Luna Alkalaj Raulino de Oliveira.

     

    Tags:, , , , ,