Cultura e Mercado
  • Inspirador 1.2 // Dá para fazer produção cultural de outro jeito?

    Foi lançado na semana passada no Goethe-Institut a publicação impressa do “Inspirador 1.2 – International Guidelines for Sustainable Cultural Management”, versão atualizada em inglês do guia “Inspirador: dá prá fazer produção cultural de outro jeito”, de 2014. O lançamento contou com uma videoconferência sobre os desafios de ser criativo na área cultural e foi seguido de uma confraternização.

    20690138_1745903325438619_1022648336782280726_oO guia traz dicas e exemplos de práticas criativas, inclusivas e sustentáveis em produção cultural no contexto internacional para produtores, gestores, artistas e outros agentes da cultura.
    A formação e a reflexão sobre a gestão cultural são temas centrais do trabalho desenvolvido pelo Goethe-Institut no mundo. Além do MOOC – Managing the Arts, curso de formação online lançado em 2015 em parceria com a universidade de Lüneburg, na Alemanha, diversas iniciativas locais surgem para responder a demandas próprias ao contexto.
    Como os gestores culturais decidem por ações que irão impactar não só no sucesso do evento, mas no exemplo do comportamento que queremos ver no mundo? Como o trabalho dos gestores culturais influencia, no dia-a-dia da gestão cultural, as escolhas por ações mais sustentáveis?

    O Inspirador 1.2.: international guidelines for sustainable cultural management mapeou estratégias e ferramentas do ecossistema da produção cultural. São 48 dicas sistematizadas para inspirar: de montar um cronograma justo com a equipe a uma experiência interativa de comunicação com o público. De deixar um bicicletário como legado no espaço a propor uma ação que ensina a pedalar.

    Sem a pretensão de ser um apanhado conclusivo, o Inspirador 1.2 convida produtores, gestores, artistas e outros agentes da cultura a dar sequência ao processo de mapeamento de iniciativas que servem como modelos para práticas criativas, inclusivas e sustentáveis.

    Baixe o  INSPIRADOR 1.0 (PORT) e o INSPIRADOR 1.2 (ENG)

     

     

     

    Tags:, , ,