Cultura e Mercado
  • “Catarse Assinaturas” é novidade de financiamento coletivo recorrente

    O Catarse anunciou que em breve fará o lançamento de um plano de assinaturas, possibilitando assim que os projetos inscritos recebam apoio financeiro mensalmente. A nota foi divulgada hoje em uma postagem no Facebook, que você pode ver aqui.

    catarse

    A novidade deve movimentar ainda mais a plataforma, cujos números de 2016 já são impressionantes. Segundo relatório da organização, 5631 projetos foram publicados no Catarse no ano passado, com um total de R$ 16,2 milhões de arrecadação.

    “O Catarse Assinaturas” vai de encontro às novas tendências que permeiam o universo do crowdfunding. A recorrência já é também utilizada em outras plataformas brasileiras, como o Benfeitoria (criado em 2011, foi o primeiro a implantar o sistema no Brasil), e é a forma absoluta de contribuição nos sites Apoia-se e Unlock.

    É interessante perceber que nesta modalidade trava-se uma relação mais intensa entre o projeto e os seus assinantes – que muitas vezes, inclusive, participam ativamente do processo de decisões e do acompanhamento das metas estipuladas. A recorrência também abre margem para objetivos que não sejam pontuais e tenham a necessidade de serem pensados a longo prazo, como a sustentabilidade de espaços e a manutenção de serviços.

    O financiamento coletivo é uma modalidade de captação de recursos online e colaborativa que tem se consolidado vigorosamente entre os produtores culturais, em um cenário alternativo ao mecenato e às formas mais tradicionais de viabilização de projetos. Para maiores informações, indicamos o site Crowdfunding no Brasil.

    Tags:, , , ,