Cultura e Mercado
  • SAv recebe inscrições para indicação nacional ao Oscar 2017

    A Secretaria do Audiovisual (SAv) abriu inscrições para a seleção do filme brasileiro de longa-metragem a ser indicado como candidato nacional ao Prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira para a 89ª edição do Oscar.

    Foto: ReproduçãoOs interessados têm até às 18h do dia 31 de agosto para inscrever seu filme, que deve ter sido lançado e exibido publicamente com fins comerciais no Brasil por pelo menos sete dias consecutivos, entre os dias 1º de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016.

    O filme não precisa ter sido lançado nos Estados Unidos, no entanto, deve ter sido explorado comercialmente. Não serão considerados filmes difundidos fora das salas de cinema ou que tenham sido distribuídos antes do lançamento oficial. Para a Academia, as exibições fora do ambiente das salas de cinema incluem TV a cabo, sistema PPV (Pay Per View) ou VOD (Video On Demand), DVD e transmissão via internet.

    Tornam-se elegíveis filmes em 35mm ou 70mm, ou em formato de scan progressivo em 24 ou 48 quadros, com projetos de resolução mínima de 2048 por 1048 pixels. Sendo que neste último caso, o formato da imagem fonte deve estar dentro dos padrões técnicos previamente estabelecidos, que são: ST 428-1:2006 D-Cinema Distribution Master – Características da Imagem, compressão de imagem (se utilizado) segundo a ISO/IEC 15444-1 (Jpeg 2000) e arquivos de imagem e som adequados para exibição de locais comerciais de cinema digital. A trilha sonora, segundo as normas da Academia, deve ser em outro idioma, que não o inglês.

    A SAv orienta a também observar as regras indicadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que impõe algumas restrições de publicidade para os filmes que pretendem participar da seleção. Somente filmes nomeados para prêmios podem fazer referência à Academia em seus materiais de propaganda. Longas-metragens que estão apenas em fase de classificação, ainda que na etapa semifinal, não poderão mencionar posteriormente que um determinado filme tenha feito parte da lista final da Academia, por exemplo.

    Clique aqui para acessar  o formulário de inscrição.

    *Com informações do site do MinC

    Tags:, , , , ,