Cultura e Mercado
  • Rumos Itaú Cultural faz 20 anos

    O Rumos Itaú Cultural chega aos 20 anos e lança mais um edital. As inscrições são gratuitas e  acontecem exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br, até dia 03/11. O resultado será comunicado aos contemplados por telefone e/ou e-mail no dia 28/05/2018.

    IMG_0676Diversidade. Hibridismos. Geografias. Territórios. Polifonia. Redimensionamento de fronteiras, diálogo entre margens, periferias e centros e o Brasil interior. Esses são alguns dos conceitos que norteiam as ações do Itaú Cultural e estão na gênese do programa Rumos.Um dos pioneiros dos editais públicos no país, ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados brasileiros e do exterior. Contemplou mais de 1,3 mil propostas, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.
    Os trabalhos de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas.

    Este edital é singular na cena cultural nacional por contemplar uma gama ampla de critérios tanto artísticos como burocráticos. Pessoas físicas, jurídicas, coletivos, ongs e estrangeiros podem participar. Projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileiras em qualquer expressão artística e/ou intelectual, voltados para criação e desenvolvimento, pesquisa ou documentação em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem artística ou mídia fazem parte do escopo do edital.

    Outro ponto interessante deste edital é que ele não exige contrapartida e isso não será portanto critério de seleção. Não há também valor mínimo ou máximo para os projetos,  o que dá margem para participação seja de pequenos coletivos sem constituição jurídica, até grandes produtoras com propostas mais robustas em termos orçamentários. O importante para os critérios de seleção são a singularidade, a relevância e a consistência do projeto.

    Também não há número mínimo ou máximo defininido previamente de projetos a serem escolhidos.

    Para divulgar o programa e angariar inscrições em todo o país, o Rumos faz a cada edição uma caminhada pelas 27 capitais, e a próxima será entre 04/09 e 26/10. Nesta edição, a caminhada terá um adendo, nos dez estados onde o programa registra menor participação, haverá um processo mais apurado de escuta e troca. Outra novidade deste ano é a ampliação das ferramentas de acessibilidade no edital, facilitando o acesso e participação de surdos e pessoas cegas ou de baixa visão. Na seção “como funciona”, por exemplo, todas as perguntas vêm acompanhadas por um ícone de libras, a Língua Brasileira de Sinais.

    Este programa, vem se transformando e se adaptando durante os anos . Tem amadurecido e estado atento às mudanças  e transformações artísticas e culturais do país e por isso é um respiro para artistas e públicos de cultura.

    Saiba mais em www.rumositaucultural.org.br/comofunciona

    Tags:, ,