Cultura e Mercado
  • Festival Ela Faz Cinema recebe obras feitas por autoras mulheres

    Entre 19 e 23 de setembro acontece, em Salvador (BA), a primeira edição do Festival Ela Faz Cinema – uma mostra internacional de filmes dirigidos por mulheres. O festival está recebendo filmes de ficção e não-ficção, obras nacionais ou estrangeiras, que devem contar com pelo menos uma diretora mulher (cis ou transexual). As inscrições estão abertas até 22 de junho.

    elafazAs obras concorrerão em duas mostras competitivas com prêmios para o melhor filme longa-metragem e o melhor filme curta-metragem. Além da competitiva, a programação inclui outras três mostras, destacando a produção cinematográfica de autoras mulheres. Estão previstas também mesas redondas com a presença das diretoras, atrizes, críticas e pesquisadoras do cinema.

    Os filmes devem:

    – ter sido concluídos a partir de agosto de 2016

    – serem inéditos em Salvador

    – estar finalizados em 35mm, DCP ou H.264

    – os filmes internacionais inscritos devem estar legendados em português (quando forem de língua não portuguesa)
    “O objetivo é dar visibilidade para a produção assinada por mulheres, já que pesquisas recentes indicam que elas ainda são minoria em cargos de autoria, que têm menor reconhecimento e orçamentos significantemente menores” diz Dayse Porto, coordenadora do festival. Não há nenhum tipo de delimitação em relação às temáticas das obras. “O evento tem um caráter feminista por evidenciar as mulheres no lugar de protagonismo. Em relação aos temas das obras, queremos discutir todos e quaisquer assuntos; se o olhar cinematográfico parte de uma mulher – seja ela cis ou trans, negra, branca, indígena, de diferentes origens  – estaremos falando de uma temática feminina”, completa Dayse.

    O festival é uma realização da Movida Produtora de Conteúdo com produção da Maré Produções Culturais, empresas baianas que atuam em diferentes áreas da produção cultural brasileira, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia. Regulamento e inscrições pelo site: http://www.elafazcinema.com.br

    Tags:, , , , , ,