Cultura e Mercado
  • Aberto 1º edital de coprodução Chile-Brasil

    Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Edital de Coprodução Chile-Brasil, realizado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) em parceria com o Conselho Nacional da Cultura e das Artes (CNCA) do Chile.

    Foto: ReproduçãoEste é o quarto edital binacional do Programa Brasil de Todas as Telas, que mantém parcerias com Portugal, Argentina e Uruguai, além dos 19 países que integram o edital América Latina. As ações de incentivo à realização de coproduções internacionais da Ancine, que incluem ainda edital de desenvolvimento com a Itália, têm o objetivo de promover intercâmbio de experiências e aumentar a presença do cinema brasileiro no mercado externo. Os recursos são do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

    Por meio da Chamada Pública Prodecine 10/2016, a Ancine selecionará, em regime de concurso público, um projeto de longa-metragem de ficção, documentário ou animação, apresentado por produtora brasileira independente que participe como coprodutora minoritária da obra.

    Simultaneamente, será realizado concurso similar no Chile, a cargo do Conselho Nacional da Cultura e das Artes (CNCA), destinado à seleção e à concessão de apoio financeiro a um projeto de obra cinematográfica, apresentado por empresa produtora chilena que participe do projeto como coprodutora minoritária.

    Cada projeto selecionado receberá, em moeda local, recursos no valor equivalente a 100 mil dólares.

    Os proponentes podem inscrever projetos que estejam em qualquer etapa de desenvolvimento ou de pré-produção, desde que as filmagens da obra ainda não tenham sido iniciadas. É vedada a inscrição de projetos que estejam concorrendo nas chamadas públicas do FSA destinadas ao desenvolvimento de projetos ou no Edital de Coprodução América Latina.

    Entre os critérios para a seleção está a relevância do projeto para a integração entre as indústrias cinematográficas do Brasil e do Chile.

    Clique aqui para acessar o edital.

    *Com informações do site do MinC

    Tags:, , , , , ,