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  • Nove dicas sobre captação de recursos

    Pedimos aos especialistas da Formação em Captação de Recursos que dessem dicas rápidas sobre o assunto.

    Foto: ReproduçãoO curso, único no Brasil, é uma jornada de 60 horas (em abril haverá a 5ª edição que vai de 4 de abril a 8 de junho), com 14 especialistas, reunidos para falar sobre todos os aspectos necessários à captação de recursos, desde o estudo de viabilidade do projeto até a pós-venda. No final, os alunos apresentam seus projetos em um pitching para uma banca de patrocinadores.

    Clique aqui para saber mais sobre o curso e confira a seguir das dicas dos professores:

    1. “A captação de recursos é um caminho para o sim construído por ‘nãos’. Cada negativa significa que estamos mais perto do sucesso. É fundamental ao captador ter persistência, paciência e vocação para lidar com a frustração.” (Daniele Torres)

    2. “Busque parceiros patrocinadores convergentes com o seu projeto. Pesquise o posicionamento de marca e o histórico de projetos patrocinadores pelas empresas que pretende abordar. Não adianta atirar para todos os lados. Foco.” (Minom Pinho)

    3. “Estude diferentes possibilidades de financiamento para seu projeto. A Lei Rouanet é muito disputada, entretanto há inúmeras possibilidades de leis federais, estaduais e municipais que podem ser utilizadas por um mesmo projeto.” (Ivan Barbosa)

    4. “Incentivo fiscal: há quem diga que é ruim com ele, pior sem ele. Com certeza pode ser uma opção a mais para oferecer ao seu parceiro patrocinador.” (Carolina Kazumi)

    5. “No ProAC, o patrocinador tem a vantagem da divulgação da marca sem necessidade de investimento próprio, pois a verba do patrocínio vem do desconto no ICMS devido, isto é, a verba é 100% pública.” (Inti Queiroz)

    6. “O relacionamento com o patrocinador começa muito antes do patrocínio” (Erica Morizono)

    7. “Diversifique e construa uma rede de apoiadores para suportar campanhas diversas e criativas de captação.” (Silvana Santos)

    8. “Na hora de captar patrocinadores, explore também a história por trás do seu projeto. O motivo dele existir. O problema que ele resolve. Os perrengues sofridos até que ele atingisse aquele estágio de maturidade. Para isso lembre-se do Harry Potter. A série de livros é boa. Mas sua autora, J. K. Rowling, conseguiu uma boa dose de fama e publicidade também explorando a história por trás dele.” (Bruno Scartozzoni)

    9. “Ganhe a atenção e interesse do seu investidor em 10 segundos.” (Ivan Teixeira)

    Leia mais:
    Captação: uma questão complexa

    *Publicado originalmente em 18 de março de 2016

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