Cultura e Mercado
  • Vídeo Homo Sapiens debate Copyleft na dança

    Nos dias 26 e 27 de março, o Acervo Mariposa, que tem como principal objetivo a criação de uma videoteca pública especializada em dança, promoverá mais uma edição do V.H.S. – Vídeo Homo Sapiens – edição Copyleft, evento que irá debater a questão do direito autoral na dança e sua aplicação nos trabalhos produzidos na área, usando como foco principal o tema Copyleft.

    O encontro, que além de debater sobre o termo Copyleft, irá discutir o seu conceito na prática, estimulando a livre circulação e a troca de experiências durante as atividades que serão promovidas, contará com a participação especial da dançarina, pesquisadora e coordenadora do projeto Acervo Mariposa, Nirvana Marinho; do advogado e professor de Propriedade Intelectual da FGV-RJ, Antônio Cabral; e do artista paulista, Eros Valente, que atua em dança e teatro. Após o bate-papo com os convidados, haverá uma apresentação do videodança de Juliana Santos.

    O encontro, que é aberto ao público, será realizado no Espaço Lugar – sede da Cia. Corpos Nômades (Rua Augusta, 325 – São Paulo – SP). A entrada é gratuita.

    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (11) 9107-7994 , através do e-mail contato@acervomariposa.com.br ou no site http://www.acervomariposa.com.br/blog/

    Sobre o Acervo Mariposa
    Iniciativa pioneira dirigida pela dançarina e teórica Nirvana Marinha e conduzida por uma equipe de profissionais, o Acervo Mariposa é uma videoteca pública de vídeos de dança.

    Sem fins lucrativos, o projeto cultural e educativo, busca facilitar o acesso gratuito de vídeos digitalizados de vídeos de dança para o público nos moldes estabelecidos pelo Creative Commons, ferramenta internacional de gerenciamento de direitos autorais em um novo sistema de copyleft, no qual o autor escolhe os símbolos de liberação do seu trabalho, limitando a sua distribuição segundo seus interesses. Com esse formato dinâmico e interativo, a iniciativa cria uma rede de comunicação em dança, que propaga e fomenta o conhecimento de uma forma acessível a todos.

    Como um meio de solidificar uma política de acesso à videoteca, o projeto realiza importantes atividades culturais ligadas à dança, tais como: o V.H.S. (vídeo homo sapiens), mostra interativa de vídeos com a participação de artistas da dança; o Mariposa nos Festivais, ação em parceria com festivais de dança para promover encontros e debates acerca de vídeo e dança; e Sobredança,  parceria com faculdades de dança e centros de excelência para disponibilização de vídeos para os alunos.

    O projeto prevê ainda criação de uma mini-enciclopédia wiki localizada no site do projeto (www.acervomariposa.com.br), chamada Dança e Acervo – catálogo aberto, cuja função é abrigar tanto o banco de dados dos vídeos coletados – em fase atual de testes, como também um glossário de termos construídos e definidos pela visita das pessoas, assim como ocorre no sistema mundial de enciclopédia Wikipedia.

    Leia o texto de Nirvana Marinho sobre o assunto em Cultura e Mercado.

    Tags:,