Home » POLÍTICA

Realizadores de festivais audiovisuais cobram incentivo do MinC

| quinta-feira, 26 janeiro 2012Sem Comentários

O Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais Audiovisuais Brasileiros divulgou uma carta na  última terça-feira (24/1) em que cobra do Ministério da Cultura a “urgente” aprovação de um programa para fomentar a realização dos festivais. O documento foi divulgado após a realização de uma reunião que ocorreu durante a Mostra de Cinema de Tiradentes. As informações são do jornal Folha de  S. Paulo.

Os realizadores de festivais nacionais temem a redução dos recursos destinados aos eventos do gênero. Eles alegam dificuldades em firmar convênios com o governo e a ausência de editais importantes.

Segundo Francisco César Filho, presidente do fórum, o decreto federal da presidente Dilma Rousseff, publicado em setembro do ano passado, dificultou os convênios com o ministério que financiavam parte dos festivais.

De acordo com a entidade , em 2011 houve redução no número de festivias realizados, em comparação com o ano anterior – de 265 em 2010 para 239 em 2011. O fórum cobra a criação do Pronaf (Programa Nacional de Apoio aos Festivais), proposto como edital ao ministério no ano passado.

Em nota publicada pela Folha, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura afirma estar trabalhando na perspectiva de poder incluir as contribuições e sugestões do fórum, dentro do possível, nos chamamentos públicos que serão realizados, respeitando as novas regras para convênio.

Ainda segundo a nota, a falta de recursos não teria ocasionado a redução do número de festivais.  “A Secretaria do Audiovisual gostaria de apoiar diversos festivais, mas o decreto presidencial foi necessário para regularizar os convênios”, afirmou a secretaria

Os realizadores também reclamam do fato de ainda não ter sido lançado o edital anual da Petrobras para fomentar, entre outras coisas, os festivais de cinema do país, abrindo uma lacuna de investimentos para os projetos até 2013.

A íntegra da reportagem está disponível aqui.

*Com informações da Folha Online

Redação http://www.culturaemercado.com.br

Para mais artigos deste autor clique aqui

Leave a comment!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.

*

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.