Home » NOTÍCIAS

Ana Maria Machado é nova presidente da Academia Brasileira de Letras

| sexta-feira, 9 dezembro 2011Sem Comentários

A escritora Ana Maria Machado foi eleita presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) em cerimônia realizada nesta quinta-feira (8/12). Ana Maria irá suceder o acadêmico Marcos Vinicios Vilaça e será a segunda mulher a ocupar o cargo desde a criação da ABL. A primeira e última foi Nélida Piñon, em 1997. A presidente eleita toma posse no dia 16 de dezembro.

Ana Maria Machado ocupa, desde 2003, a Cadeira número 1 da ABL. Nascida no Rio de Janeiro, em 1941, é escritora desde 1969, tendo publicado nove romances, além de livros de ensaios. Também é conhecida pela vasta obra dedicada ao público infanto-juvenil. Como jornalista, atuou em veículos como “O Globo”, “Correio da Manhã”, “Jornal do Brasil”, “Realidade”, “IstoÉ”, “Veja” e “Pasquim”.

Ela foi escolhida presidente por unanimidade. De acordo com a assessoria, o sistema é o mesmo todos os anos: os acadêmicos propõem, consensualmente, uma chapa única – como o voto é secreto, porém, há edições em que o resultado do pleito não é unânime.

Em nota oficial, a escritora disse que a nova diretoria dará “continuidade à linha de atividades voltadas para a promoção dos melhores valores da cultura nacional e da língua portuguesa. A dinâmica da Casa será a mesma iniciada pelas gestões anteriores. Independentemente disso, dirigiremos nossa ênfase para duas celebrações em particular: o centenário de morte do Barão do Rio Branco, e a celebração do centenário de nascimento de Jorge Amado”.

Os demais eleitos para compor a diretoria da ABL em 2012 foram Geraldo Holanda Cavalcanti (secretário-geral), Domício Proença Filho (primeiro-secretário), Marco Lucchesi (segundo-secretário) e Evanildo Cavalcante Bechara (tesoureiro).

*Com informações do G1 e da Veja Online

Mônica Herculano http://www.uiadiario.com.br

Mônica Herculano é jornalista e produtora cultural. Diretora de redação de Cultura e Mercado e editora do www.uiadiario.com.br. Twitter: @nicklanis Para mais artigos deste autor clique aqui

Leave a comment!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.

*

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.