www.culturaemercado.com.br/cursos
Rua Cap. Salomão, 26, 1º andar – Centro - São Paulo - SP – CEP 01034-020 - (11) 5082-2111
Formação em Captação de Recursos
Ferramentas para viabilização de projetos
Quando: 04 de outubro a 24 de novembro
Horário: segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h
Carga horária: 60 horas
Valor: R$ 1800,00
Apresentação

CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL

 

 

Formação em Captação de Recursos traz o conteúdo essencial para quem precisa comercializar projetos e programas culturais, sociais ou esportivos. Com foco prático, o objetivo é suprir uma lacuna no mercado, visto que não existe nenhum curso específico, completo e de longo prazo, voltado ao assunto. Pioneiro, esse curso pretende formar profissionais capacitados a captar recursos para organizações sociais, programas socioculturais e projetos em diversas áreas do conhecimento. 


O censo da ABCR 2014 sobre o perfil dos captadores de recursos no Brasil deixa claro que a formação dos captadores é diversa e tem origem, em sua maioria, na área de exatas, seguida por serviço social e comunicação social. Porém nenhum desses cursos possui uma disciplina de captação de recursos, o que significa que é a prática que vem formando esses profissionais. Impulsionada pelo boom das organizações sociais e leis de incentivos, essa carreira tem, no entanto, uma função primordial para a viabilização de ações que se multiplicam a cada dia.

 

Com toda essa demanda, somada à inexistência de formações específicas, esse curso vem para contribuir na especialização de profissionais na mobilização de recursos.

 

Coordenação: Daniele Torres

 

 

MENTORIA:

Todos os alunos terão direito à mentoria! Além de terminar com uma banca de gestores empresariais de patrocínios avaliando os projetos da turma, todos terão direito à 3 horas de consultoria individual específica sobre seu projeto, com a especialista Daniele Torres. O aluno receberá dicas, sugestões e observações, para aperfeiçoar seu projeto de venda ou planejamento de captação.

Programa

MÓDULO 1 > Básico Essencial 

 

AULA 1  Estudos de Viabilidade e Elaboração de Projetos

 

AULA 2  Leis de Incentivo Diversas (Lei do Esporte, Fundo do Idoso, PRONON e PRONAS/PCD)

 

AULA 3  Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet)

 

AULA 4  Lei do Audiovisual

 

AULA 5  Leis Estaduais de Incentivo à Cultura

 

AULA 6  Comunicação

 

AULA 7  Comunicação

 

Obs: O Módulo 1 é opcional para quem já tiver experiência. Porém, será necessário enviar, no ato da inscrição, currículo com o histórico profissional que comprove o conhecimento prévio.



MÓDULO 2 

 

AULA 8  Plano de Captação e Ferramentas Comerciais

 

AULA 9  Storytelling

 

AULA 10  Storytelling

 

AULA 11  Negociação

 

AULA 12  Novas Fontes de Financiamento (Investimento Anjo e Private Equity)

 

AULA 13  Patrocínio Empresarial e Editais Privados

 

AULA 14  Financiamento Colaborativo

 

AULA 15  Elaboração de Projetos (oficina)

 

AULA 16  Pós-venda: Avaliação e relatórios

 

AULA 17  Gestão de Relacionamento com Patrocinadores


AULA 18  Pitch


AULA 19  Pitch


AULA 20  Pitching com Avaliadores Externos - com BANCA CONVIDADA

Serviços

Formas de pagamento:

 
Programa de monitoria: para participar da seleção de 1 bolsa integral, envie currículo e breve carta de interesse (justificando sua necessidade) para o e-mail: [email protected]
 

 

Vagas limitadas: Máximo de 15 alunos por turma.

 

 

O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários, especialistas, ou cancelar o curso.

Especialistas
Alice Sosnowski
Carolina de Salvo
Carolina Kazumi
Claudia Jovino
Daniele Torres
Guilherme Petrilli
João Mourinha
Larissa Biasoli
Marcos Librantz
Nara Almeida
Raul Javales
Depoimentos

A formação ideal para quem deseja entender a relação entre projetos culturais e patrocinadores. Meu primeiro passo no universo da captação de recursos começou aqui.

André Mielnik (Brasiliana Cinematográfica) - Produtor Audiovisual, Rio de Janeiro

O curso de Captação de Recursos foi extremamente enriquecedor! As aulas tem um enfoque na aplicação em projetos culturais, mas o conhecimento pode ser aplicado nas mais diversas áreas. Você pode ter experiência com captação de recursos ou estar só começando a se aprofundar no assunto, é um curso para todos. Profissionalmente, me sinto muito mais preparada para viabilizar projetos de diferentes escalas, além de ter construído um network sólido e diversificado; pessoalmente, me sinto mais confiante e segura com a minha oratória e aprendi a me expressar muito melhor.

Bruna Bett

"Todos os especialistas foram didáticos e desenvolveram os conteúdos propostos de acordo com cada área. Todos mostraram competências e conhecimentos nas suas respectivas áreas, mostrando segurança e experiência. Na minha opinião o curso foi muito rico e portanto estou levando um vasto conhecimento na área de captação."

Edna Feitosa - Assistente Patrimonial - Volta Redonda/RJ

O curso abriu meu horizonte sobre o mercado de produção cultural e captação de recursos, por meio do conhecimento e experiência dos professores atuantes em diversas áreas e troca com os alunos. Além do repertório ampliado, trago comigo parcerias especiais com profissionais talentosos que participaram do curso. Gratidão!

Flavia Sakai

"A experiência absorvida nos 3 meses de formação foi de crucial importância para minha compreensão do contexto cultural que vivemos na atualidade. Entendendo o captador separado do produtor cultural, enquanto uma profissão, bem como compreende-lo alinhado às necessidades da compreensão dos conceitos de cultura foram alguns dos pontos aprendidos neste processo. Meu especial agradecimento à Dani Torres, que além de coordenar esta formação, demonstrou total abertura para ensinar e compartilhar experiências. Indico este curso a todos interessados, a todos artistas e a todos responsáveis em Marketing de empresas. Precisamos entender do nosso mercado, precisamos falar de cultura."

Gustavo Torres

Participar da primeira turma de captação de recursos, no ano de 2015 foi um movimento "open minded" para mim. Ativo na cultura desde 2003, artista, gestor e responsável administrativo de órgãos de cultura e entretenimento, a formação trouxe todas as ferramentas para uso em um processo profissional de captação de recursos, bem como uniu todas as peças do meu quebra cabeça profissional. Tenho uma grande admiração pelos professores e colegas que fiz ao longo do curso, especialmente pela Daniele Torres. Ao final do curso, além dos conhecimentos adquiridos, o potente "networking" que o curso propiciou, me levou a garantir minha primeira captação de recursos - um feito que guardo com muito carinho em minha trajetória. Portanto, recomendo fortemente a Formação em Captação de Recursos do Cultura e Mercado e seus profissionais, a todos que querem entender todos os lados da mesa de um processo de financiamento do produto cultural; bem como, iniciar ou fortalecer vínculos, contatos e iniciar sua carreira dentro da cultura e seu mercado.

Gustavo Torres

O curso de formação em captação é transformador! Eu fui aluna da 1a turma intensiva em janeiro de 2017 e após o curso consegui direcionar muito mais minha forma de trabalho como captadora e fazer contatos extremamente importantes. Valeu cada centavo e minuto dedicado. Ainda hoje revisito minhas anotações quando tenho alguma dúvida. Conteúdo impecável! Além disso o fato de serem diferentes especialistas trazendo cada um seu tópico de expertise é muito importante para ampliar o horizonte sobre o trabalho do captador e sobre o funcionamento do mercado. Hoje, com muita honra faço parte do time dos especialistas e retribuo pra indústria criativa e para os novos captadores as boas práticas que aprendi no curso.

Larissa Biasoli

"Foi muito importante a participação dos especialistas para nos colocar em contato com a realidade do mercado. Gostei muito, estou abraçando o segmento! Grata!"

Marcia Ferraz - Produtora Cultural - São Paulo/SP

"Partipei da última edição do curso de formação em captação de recursos com a Dani Torres no Cultura e Mercado e foi o melhor investimento que fiz no ano!!! Estou retomando cada centavo investido na pratica. Foi muito importante organizar as ideias, estar em contato com outros produtores e ouvir os profissionais convidados e toda a experiência deles de mercado. Sentia muita falta de uma formação mais completa e acredito que essa seja o única opção no mercado que preenche todos os requisitos. Obrigada a Dani e sua equipe!"

Mariana Martinez - Agente Cultural - São Paulo

Curso muito completo, bastante voltado para a prática, indicado para qualquer nível de conhecimento sobre o tema. Conheci profissionais muito experientes e capacitados em suas áreas, tanto entre os professores quanto entre os alunos. Recomendo demais!

Nana Yazbek
Categoria: financiamento