Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X
Inscreva-se

Formação em Captação de Recursos - ONLINE

Ferramentas para viabilização de projetos

11 de maio a 20 de julho
terças e quintas, das 19h às 22h
R$3000 R$ 1500,00

Apresentação

Formação em Captação de Recursos traz o conteúdo essencial para quem precisa comercializar projetos e programas culturais, sociais ou esportivos. Com foco prático, o objetivo é suprir uma lacuna no mercado, visto que não existe nenhum curso específico, completo e de longo prazo, voltado ao assunto. Pioneiro, esse curso pretende formar profissionais capacitados a captar recursos para organizações sociais, programas socioculturais e projetos em diversas áreas do conhecimento. 


O censo da ABCR 2014 sobre o perfil dos captadores de recursos no Brasil deixa claro que a formação dos captadores é diversa e tem origem, em sua maioria, na área de exatas, seguida por serviço social e comunicação social. Porém nenhum desses cursos possui uma disciplina de captação de recursos, o que significa que é a prática que vem formando esses profissionais. Impulsionada pelo boom das organizações sociais e leis de incentivos, essa carreira tem, no entanto, uma função primordial para a viabilização de ações que se multiplicam a cada dia.

 

Com toda essa demanda, somada à inexistência de formações específicas, esse curso vem para contribuir na especialização de profissionais na mobilização de recursos.

 

Coordenação: Daniele Torres

 

 

MENTORIA:

Todos os alunos terão direito à mentoria! Além de terminar com uma banca de gestores empresariais de patrocínios avaliando os projetos da turma, todos terão direito à 3 horas de consultoria individual específica sobre seu projeto, com a especialista Daniele Torres. O aluno receberá dicas, sugestões e observações, para aperfeiçoar seu projeto de venda ou planejamento de captação.

Programa

MÓDULO 1 > Básico Essencial 

 

AULA 1  Estudos de viabilidade e elaboração de projetos - com LARISSA BIASOLI

 

AULA 2  Leis de incentivo diversas (Lei do Esporte, Fundo do Idoso, PRONON e PRONAS/PCD) - com DANIELE TORRES

 

AULA 3  Lei Federal de Incentivo à Cultura - com DANIELE TORRES

 

AULA 4  Lei do Audiovisual - com CAROLINA KASUMI

 

AULA 5  Lei Estadual de Incentivo à cultura (ProAC) - com ANTONIETA DERTKIGIL

 

AULA 6  Comunicação - com NARA ALMEIDA

 

AULA 7  Comunicação - com NARA ALMEIDA

 

Obs: O Módulo 1 é opcional para quem já tiver experiência. Porém, será necessário enviar, no ato da inscrição, currículo com o histórico profissional que comprove o conhecimento prévio.



MÓDULO 2 

 

AULA 8  Plano de Captação e Ferramentas Comerciais - com LARISSA BIASOLI

 

AULA 9  Storytelling - com GUILHERME PETRILLI

 

AULA 10  Storytelling - com GUILHERME PETRILLI

 

AULA 11  Negociação - com RAUL JAVALES

 

AULA 12  Novas Fontes de Financiamento (Investimento Anjo e Private Equity) - com ADALBERTO BRANDÃO

 

AULA 13  Patrocínio Empresarial e Editais Privados - com MARCOS LIBRANTZ

 

AULA 14  Financiamento colaborativo e outras modalidades - NATALIE ASSAD

 

AULA 15  Elaboração de Projetos (oficina) - com DANIELE TORRES

 

AULA 16  Pós-venda: Avaliação e relatórios - com CLAUDIA JOVINO

 

AULA 17  Gestão de relacionamento com patrocinadores e Pós-Venda - com JOÃO MOURINHA


AULA 18  Pitching - com LUANDA BONADIO


AULA 19  Pitching - com LUANDA BONADIO


AULA 20  Elaboração de projetos: Pitching com avaliadores externos - com BANCA CONVIDADA E MEDIAÇÃO DE DANIELE TORRES

Serviço

Formas de pagamento:

  • PAGAMENTO PARCELADO NO CARTÃO DE CRÉDITO (com juros)
  • 10% DE DESCONTO NO PAGAMENTO À VISTA, VIA BOLETO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA (para obter o desconto, entre em contato através do e-mail: [email protected])
  • CONSULTE NOSSO ATENDIMENTO PARA DESCONTOS EM PACOTES DE 2 CURSOS OU MAIS

 

Vagas limitadas: Máximo de 12 alunos por turma.

 

  • Ambiente propício para Networking e geração de negócios colaborativos
  • Certificado de conclusão (digital)

 

O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários, especialistas, ou cancelar o curso.

Especialistas

Natalie Ferreira Assad

Formada em Administração Social com ênfase em marketing pela ESPM. Empreendedora cultural, é co-fundadora da plataforma de financiamento coletivo, Partio.com.br. A plataforma já arrecadou mais de 2 milhões de reais para cultura e viabilizou cerca de 40 projetos nos últimos dois anos.

Claudia Jovino

Claudia Jovino é paulistana, formada em Publicidade e Propaganda pela UNIP. Hoje é produtora cultural e captadora de recursos. Atuou como atendimento a cliente e coordenadora de projetos na Jleiva Cultura&Esporte. Foi gerente de negócios na Levisky Negócios&Cultura. Nessas empresas atendeu clientes como, Kimberly Clark Brasil, EDP, Telefonica, Cielo, Deutsche Bank, Gerdau, Suzano Papel e Celulose, Riachuelo, Sanifi-Avents, Santander. Participou ativamente nos seminários: Perspectivas Sobre o Investimento em Cultura, Perspectivas para o Teatro (em parceria com APTESP e APTI) e Como Investir em Cultura? O Habito Cultural dos Paulistanos (em parceria com Data Folha). Foi atendimento a parceiros e patrocinadores na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, com os seguintes patrocinadores: Itaú Cultural, Governo do Estado do Rio de Janeiro, CPFL, Suzano Papel e Celulose, Heineken, e no Instituto Tomie Ohtake com Tok&Stok, Akzo Nobel e Fazano. Em 2016, atuou como novos negócios na IT ART, starup que desenvolveu a plataforma digital para gestão de Programa de Amigos, Doação e Assinaturas (captação de pessoa física) do MASP, Pinacoteca, Inhotin, MIS, Cultura Artistica, Osesp, MAR, Museu do Amanhã , Filarmônica de Minas Gerais.

Larissa Biasoli

Larissa é Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP - Brasil) e em 2013 terminou sua especialização em Gestão Cultural e Políticas Culturais (Goldsmiths College – University of London).
Teve diferentes experiências em produção, que incluem trabalhos com Les Commediens Tropicales em 2007, Boa Companhia de 2007 a 2009 e Grupo Matula Teatro de 2009 a 2010, além de trabalhos com produção de eventos corporativos.
Desde 2013 a frente da Sorella Produções Artísticas atua em diferentes frentes como produtora executiva, gerente de projetos culturais e sociais, e coordenação de programas e festivais de teatro, como XV Festival do Teatro Brasileiro - Cena Paranaense, e XVI Festival do Teatro Brasileiro - Cena Baiana, idealizados e realizados por Alecrim Produções Artísticas.
Nestas áreas trabalhou com o Grupo Barracão Teatro de Campinas, Alecrim Produções Artísticas e Instituto Bem Cultural do DF, Bons Ventos Produtora de Campinas, Zózima Trupe e Labor Educacional. Desde 2017 é captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo, e desde 2018 trabalha com o PROMAC - Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da cidade de São Paulo.

É sócia do Cultura e Mercado desde janeiro de 2021.

Antonieta Jorge Dertkigil

Pós Graduada em Arte Educação pelo SENAC, Graduada em Comunicação Social / Relações Públicas pela FAAP, cursou Gestão de Eventos, Negócios e Oportunidades na FGV e Extensão em Gestão cultural pela PUC.

Esteve na gestão pública de 2004 a 2016 em órgãos como a Secretaria Estadual da Educação, Câmara dos Vereadores e Assembleia Legislativa. De 2011 a 2016 foi Diretora do Centro de Prêmios e Editais ProAC, Programa de Fomento ao Cinema Paulista, Edital Prêmio Estímulo de Curta-Metragem e Pontos de Cultura na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Durante esses 05 anos compôs a Comissão de Análise de Projetos (CAP/ICMS) em 2012 e 2013 e de 2015 a 2016.

Parecerista em diversos Estados e Municípios, como Pernambuco, DF, Espírito Santo, São Paulo, Sorocaba, Jacareí, São José dos Campos,entre outros nos mais diversos segmentos.

Marcos Librantz

Formado em relações públicas, pós-graduado em gestão de marketing de serviços pela FAAP, com especialização em gestão de projetos pela FGV. Foi gerente de mobilização de recursos na Associação Amigos do Projeto Guri e atuou na OSESP como supervisor de marketing, produtor de eventos e membro do conselho administrativo. É consultor cultural e sócio da Agência NTZ Comunicação e MKT, participando de projetos como: planejamento de marketing da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), curso de pós-graduação em gestão cultural do SENAC e palestrante e professor em eventos e disciplinas sobre pioneirismo na cultura e gestão cultural na FAAP, Casper Líbero e UNIP. Mais informações em www.agenciantz.com.br

ADALBERTO BRANDÃO

Profissional com forte mentalidade empreendedora e 19 anos de vasta experiência em Desenvolvimento de Negócios e Fechamento de Negócios, Design de Negócios, Design de Serviços, Estratégias de Go-to-Market, Desenvolvimento de Clientes, Desenvolvimento de Produtos, Sucesso de Clientes, Gestão de Inovação, Capital Privado, Capital de Risco, Project Finance, Análise de Investimentos, Transações de M&A, Integração Pós M&A, Gerenciamento de Portfólio, Governança Corporativa.

Possui 15 anos de experiência acadêmica como professor das mais reconhecidas escolas de negócios da LatAm - Insper e Fundação Getúlio Vargas.

Luanda Bonadio

Experiência multidisciplinar com mais de 20 anos de atuação nas áreas de Marketing, Comunicação, Cultura, Terceiro Setor, e carreira desenvolvida em renomadas empresas (Citibank, Credicard, Banco ABN AMRO Real) e agência de publicidade (W/McCann - Mastercard). Assessora, nos últimos onze anos, empreendedores, empresas e organizações socioculturais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, no uso estratégico do Marketing, na Modelagem de Ideias e Produtos e na inscrição de projetos em Leis de incentivo à Cultura, visando a ampliação da visibilidade, o fortalecimento e a viabilidade de instituições e projetos. Realiza mentoria para profissionais das áreas social e cultural. Como qualificações técnicas, é Máster em Gestão Cultural, com foco em Economia da Cultura e Coopera&cce dil;ão Latinoamericana pela Universidad Carlos III de Madrid, Mestre em Gestão Social, com pesquisa em Investimento Sociocultural Privado pela PUC-SP e Administradora pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Membro do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiros Setor (NEATS-PUCSP) e professora da pós-graduação do COGEAE/PUC-SP.

Guilherme Petrilli

Apaixonado por pessoas, histórias e viagens, Guilherme é Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM. Possui MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela FIA-USP. É também formado em Gestão de Turismo com ênfase em Enoturismo pela FISUL e Comunicação Social - Relações Públicas pela UFRGS. Possui 5 anos de experiência como professor e mais de 10 anos atuando no mercado em áreas de relacionamento e marketing de empresas como OI, Coca-Cola, Heineken e It Mídia. Recentemente co-fundou a Stytls.com.

Nara Almeida

Estrategista de Content Marketing LATAM da Thomson Reuters e Professora do DIGICORP/USP.

Profissional de comunicação e marketing, apaixonada por pessoas e tecnologia e, antes de tudo, curiosa. É Mestra em Ciências da Comunicação pela USP, tem especializações em comunicação empresarial pela Syracuse University e em Publishing Management pela Câmara Brasileira do Livro e extensões pela PUC-SP e pela Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, estudando temas como Cinema, Filosofia, Juventude e Transformações na América Latina.

Foi coordenadora do Comitê de Gestão Cultural e criou os Seminários de Gestão Cultural. ambos pela Aberje, think tank de comunicação empresarial na América Latina. Foi eleita uma das 10 melhores jornalistas de comunicação do Brasil na votação popular do Prêmio Comunique-se 2015.

João Mourinha

Empresário com mais de 15 anos de experiência em entretenimento e eventos. É especialista em captação de patrocínio, em promover conexões e em otimizar os resultados para todos os envolvidos nos processos que lidera. Já atuou em projetos como Rock in Rio, Cirque du Soleil, UFC, Tomorrowland e diversos outros de grande porte não só no Brasil, mas nos Estados Unidos, Portugal e Espanha. Ama rugby e acredita que nada se alcança sozinho!

Carolina Kazumi

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós- graduação em Audiovisual pelo SENAC. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projeto patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema

Daniele Torres

Daniele Torres é carioca, museóloga, com pós em: História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015 foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Foi diretora estatutária do Instituto AES no biênio 2016-2018. Membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captação de Recursos. É Conselheira Consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP.

Raul Javales

Sócio/Fundador da Zielen Consulting, Sócio da Target Factory e Adatto, Diretor Acadêmico do IPL e Coordenador da FGV/SP, Doutorando, Especialista em Gestão de Negócios, Estratégia Empresarial e Gestão de Projetos pela FGV EAESP, Especialista em E-Business pela FEA-USP e Engenheiro de Sistemas. Atua na área de Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Business Intelligence e Inovação. Possui 22 anos de experiência profissional na área financeira e educacional, como Arquiteto de Sistemas, Diretor de Tecnologia e Head de Estratégia BICC (Business Intelligence Competence Center) e PMO. Gourmet e Amante de Vinhos e Fotografia.

Depoimentos

Bruna Bett

O curso de Captação de Recursos foi extremamente enriquecedor! As aulas tem um enfoque na aplicação em projetos culturais, mas o conhecimento pode ser aplicado nas mais diversas áreas. Você pode ter experiência com captação de recursos ou estar só começando a se aprofundar no assunto, é um curso para todos. Profissionalmente, me sinto muito mais preparada para viabilizar projetos de diferentes escalas, além de ter construído um network sólido e diversificado; pessoalmente, me sinto mais confiante e segura com a minha oratória e aprendi a me expressar muito melhor.

Edna Feitosa - Assistente Patrimonial - Volta Redonda/RJ

"Todos os especialistas foram didáticos e desenvolveram os conteúdos propostos de acordo com cada área. Todos mostraram competências e conhecimentos nas suas respectivas áreas, mostrando segurança e experiência. Na minha opinião o curso foi muito rico e portanto estou levando um vasto conhecimento na área de captação."

Flavia Sakai

O curso abriu meu horizonte sobre o mercado de produção cultural e captação de recursos, por meio do conhecimento e experiência dos professores atuantes em diversas áreas e troca com os alunos. Além do repertório ampliado, trago comigo parcerias especiais com profissionais talentosos que participaram do curso. Gratidão!

Gustavo Torres

"A experiência absorvida nos 3 meses de formação foi de crucial importância para minha compreensão do contexto cultural que vivemos na atualidade. Entendendo o captador separado do produtor cultural, enquanto uma profissão, bem como compreende-lo alinhado às necessidades da compreensão dos conceitos de cultura foram alguns dos pontos aprendidos neste processo. Meu especial agradecimento à Dani Torres, que além de coordenar esta formação, demonstrou total abertura para ensinar e compartilhar experiências. Indico este curso a todos interessados, a todos artistas e a todos responsáveis em Marketing de empresas. Precisamos entender do nosso mercado, precisamos falar de cultura."

Gustavo Torres

Participar da primeira turma de captação de recursos, no ano de 2015 foi um movimento "open minded" para mim. Ativo na cultura desde 2003, artista, gestor e responsável administrativo de órgãos de cultura e entretenimento, a formação trouxe todas as ferramentas para uso em um processo profissional de captação de recursos, bem como uniu todas as peças do meu quebra cabeça profissional. Tenho uma grande admiração pelos professores e colegas que fiz ao longo do curso, especialmente pela Daniele Torres. Ao final do curso, além dos conhecimentos adquiridos, o potente "networking" que o curso propiciou, me levou a garantir minha primeira captação de recursos - um feito que guardo com muito carinho em minha trajetória. Portanto, recomendo fortemente a Formação em Captação de Recursos do Cultura e Mercado e seus profissionais, a todos que querem entender todos os lados da mesa de um processo de financiamento do produto cultural; bem como, iniciar ou fortalecer vínculos, contatos e iniciar sua carreira dentro da cultura e seu mercado.

Larissa Biasoli

O curso de formação em captação é transformador! Eu fui aluna da 1a turma intensiva em janeiro de 2017 e após o curso consegui direcionar muito mais minha forma de trabalho como captadora e fazer contatos extremamente importantes. Valeu cada centavo e minuto dedicado. Ainda hoje revisito minhas anotações quando tenho alguma dúvida. Conteúdo impecável! Além disso o fato de serem diferentes especialistas trazendo cada um seu tópico de expertise é muito importante para ampliar o horizonte sobre o trabalho do captador e sobre o funcionamento do mercado. Hoje, com muita honra faço parte do time dos especialistas e retribuo pra indústria criativa e para os novos captadores as boas práticas que aprendi no curso.

Marcia Ferraz - Produtora Cultural - São Paulo/SP

"Foi muito importante a participação dos especialistas para nos colocar em contato com a realidade do mercado. Gostei muito, estou abraçando o segmento! Grata!"

Mariana Martinez - Agente Cultural - São Paulo

"Partipei da última edição do curso de formação em captação de recursos com a Dani Torres no Cultura e Mercado e foi o melhor investimento que fiz no ano!!! Estou retomando cada centavo investido na pratica. Foi muito importante organizar as ideias, estar em contato com outros produtores e ouvir os profissionais convidados e toda a experiência deles de mercado. Sentia muita falta de uma formação mais completa e acredito que essa seja o única opção no mercado que preenche todos os requisitos. Obrigada a Dani e sua equipe!"

Nana Yazbek

Curso muito completo, bastante voltado para a prática, indicado para qualquer nível de conhecimento sobre o tema. Conheci profissionais muito experientes e capacitados em suas áreas, tanto entre os professores quanto entre os alunos. Recomendo demais!

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria: financiamento
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Formação em Captação de Recursos - ONLINE"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Formação em Captação de Recursos - ONLINE" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

[email protected]
R$ 330,00
Inscreva-se
Notícias
Parceiros