Repensar e reinventar a cidade deixou de ser um desafio para urbanistas, economistas e outros pensadores urbanos, para se tornar uma necessidade e uma paixão de todos. Afinal, cada vez mais as cidades são entendidas como espaços estendidos de trabalho, moradia, lazer, estudo e convívio. Se antes o modelo condomínio fechado simbolizava as aspirações de muitos, a pauta hoje é romper muros e fronteiras, sejam eles físicos, mentais ou afetivos.
Tomando como ponto de partida a lógica das Cidades Criativas & Inteligência Coletiva dos cidadãos, este curso se envereda pelo que há de mais arrojado nas discussões de novas agendas urbanas, como redes de cidades, corporate venture e as conclusões mais inspiradores surgidas no maior encontro sobre cidades do mundo, a UN Habitat, que ocorre apenas a cada 20 anos. Mais do que um curso conceitual, este é uma bússola que tem como Norte as mudanças urbanas mais inovadoras no cenário mundial. Um fim de semana para mergulhar em contextos diversos, atiçar pensamentos e provocar ações, colocando o cidadão no centro do debate.
*PARA GARANTIR SUA VAGA, CLIQUE NO CARRINHO DE COMPRAS ACIMA DO NOME DO CURSO.
*CLIQUE AQUI PARA VER O PROGRAMA COMPLETO E AQUI PARA VER O CURRÍCULO DOS PROFESSORES.
Temas principais:
Administradora pública (FGV); economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Diretora da Garimpo de Soluções, é consultora e palestrante em 29 países e para a ONU. Professora e autora, recebeu o Prêmio Jabuti em Economia (2007), foi finalista em Urbanismo (2013) e recebeu o Prêmio Claudia (2013), em Negócios.
Vídeos: http://vimeo.com/anacarlafonseca
Sócio-Diretor e consultor sênior da Garimpo de Soluções. Diretor-Geral de projetos de inteligência coletiva e inovações urbanas, a exemplo da plataforma Sampa CriAtiva, voltada a estimular a transformação da cidade a partir de seus cidadãos. Ex-Assessor Técnico de Difusão Cultural da Agência Córdoba Cultura e do Sistema de Informação Cultural da Argentina.
Consultor de programas interinstitucionais pautados por inclusão sociocultural, envolvendo Educação, Desenvolvimento Social, Segurança, Turismo e autarquias de governos. Foi responsável pelo controle de gestão da Secretaria de Cultura e articulação com o Governo da Província de Córdoba, do Sistema de Gestão por Objetivos da Secretaria da Função Pública do Governo da Província de Córdoba. Foi Produtor-Executivo do Gran Ballet Argentino para festivais e turnês internacionais de folclore.
Realizou estudos de viabilidade, impacto econômico e desenvolvimento para empreendimentos culturais e criativos, em distintas províncias argentinas. Foi responsável por relações institucionais de atividades internacionais, assessor em regulamentação jurídica, inovação e transformação social com base cultural, cooperação horizontal e internacional, posicionamento de produtos e serviços culturais de centros culturais e demais entidades culturais sem fins lucrativos.
Atuou ainda como gestor perito independente em desenvolvimento, capacitação, oportunidades e cooperação da Polícia Turística da Província de Córdoba. Como gestor sociocultural, integrou processos de coleta, análise e sistematização de dados culturais latinoamericanos para o relatório Creative Economy Report 2013, editado pela Organização das Nações Unidas. É membro de redes culturais, atuantes em estratégia, desenvolvimento urbano, turismo e educação.
É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso