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4 Day Transmedia Workshop + Transmedia Master Class Outline

A construção de projetos multiplataformas

Apresentação

A tecnologia multi-plataforma está mudando a indústria do entretenimento à velocidade da luz. O salto tecnológico em serviços de vídeo pela internet, o armazenamento em nuvem, os softwares que rodam sem estar instalados no computador, entre outras novidades surgidas nos últimos anos, contribuíram para a quebra dos modelos tradicionais de consumo de cultura. Hoje o público divide sua atenção em diversas janelas e absorve muito mais informação. Isso força o mercado a entender que é ele, o consumidor, quem está no comando.


Os criadores de televisão, filmes, livros, jogos, música já não podem olhar para os seus produtos como projetos por si só. Os consumidores buscam mais, querem explorar as histórias apresentadas a eles a qualquer momento e em qualquer dispositivo. E isso é que é TRANSMÍDIA - contar uma história em multiplataformas de mídia, gerando engajamento da audiência e transversalizando, ou seja, medindo o quanto da jornada pelo conteúdo espalhado pelas diversas mídias foi feita pela audiência

Transmidia é a palavra do futuro. Mas como você faz isso? Como você pode ganhar dinheiro fazendo isso? Como aproveitar esse futuro?

Especialistas em marketing transmedia, branding e criação de franquias de entretenimento da consultora de Los Angeles One 3 Creative apresentarão em quatro dias workshop a sabedoria por trás do inovador método de Reengenharia de Formato.

Essa metodologia é uma abordagem de sistemas, que não só aborda multiplas demografias, aumenta o engajamento do público e a geração de receitas, mas ensina como se tornar relevante em um ambiente de constante mudança.

O curso é voltado a profissionais do mercado audiovisual, como produtores, autores e roteiristas, além de estudantes de audiovisual e demais profissionais que buscam aplicar conceitos de Transmídia e Storytelling como instrumento para o exercício de suas atividades. 

 

Após a Masterclass, haverá 4 dias de workshop prático com orientação direta dos especialistas e vagas limitadas.

 

Dias 21 e 22 de outubro: Transmedia Master Class Outline, na Unibes Cultural
De 24 a 27 de outubro: 4 Day Transmedia Workshop, no b_arco Centro Cultural


ATENÇÃO: Para a masterclass, haverá tradução simultânea. Para o workshop, não haverá tradução

 

*PARA GARANTIR SUA VAGA, CLIQUE NO CARRINHO DE COMPRAS ACIMA DO NOME DO EVENTO


**CLIQUE AQUI PARA VER O PROGRAMA COMPLETO E AQUI PARA OS CURRÍCULOS DOS PROFESSORES

 

Programa

Clique aqui para acessar o programa da TRANSMEDIA MASTERCLASS OUTLINE



4 DAY TRANSMEDIA WORKSHOP:


DIA 1 


Introdução à Transmídia

A explosão fundamental da disrupção (inovação+negócios) da área da economia criativa e cultura, levanto para o medo e para o encantamento sobre o futuro que nos cerca. As grandes mudanças tecnológicas que nos vimos no modo de se entreter e se informar,a s mudanças de dentro de casa para o out-of- the-home e everywhere e as mudanças nas cadeias de distribuição enos mercados de conteúdo e tecnologia.


• O que é e o que não é transmídia? (Houston)

• Definições Básicas (Houston)

• A disruptura e as mudanças da cultura e da indústria do entretenimento. (Houston)

• Entendendo a comunidade: de público para fãs. O que é e como lidar com os novos comportamentos da audiência que quer criar junto com os

criadores? (Houston)


Construindo projetos de Entretenimento como Marcas

Por muito tempo, produtores construíram excelentes projetos mas falharam na sobrevivência deles no longo prazo. O motivo? Faltaram construir uma marca sustentável. Quanto maisprodutores começarem a construir marcas, mais produtos de entretenimento chegarão ao século 21. (Houston)

 

• Uma nova maneira de ir para frente

Porque tudo mudou você deve mudar também? A resposta é óbvia mas como? Precisamos de um novo modelo para esta nova era de criatividade infinita e adaptada para as novas gerações. (Houston)

 

• Proposições de Valor

Porque precisamos de Transmídia? Qual a sabedoria atrás desta forma de pensar? Vamos passo-a-passo entender como trazer valor para seu plano de negócios, incluindo múltiplos pontos de entrada no seu projeto, múltiplas demografias e composição de receita. (Houston)

 

• Diferentes estilos de transmídia e quando usá-los. (Houston)

 

• Como conduzir a receita. (Houston)

 

• Como aumentar o engajamento. (Houston)

 

• Como alavancar a promoção. (Houston)


Encerramento

 

• Fazendo Transmídia no Brasil e na América Latina: É possível? (Rodrigo Terra)

 

 

DIA 2

 

ESTRATÉGIAS CRIATIVAS - PARTE I

 

A Metodologia MAMP - MultiAudiência Multiplataforma e a conexão com o trabalho de produção Transmídiática. (Rodrigo Terra)

 

• Construindo um universo narrativo (storyworld) viável. (Houston)

Se você quer que seu projeto se expanda e cresça no decorrer do tempo, precisa ter um ótimo universo narrativo. Mas nem todos os universos narrativos são criados da mesma forma. Vamos discutir decisões criativas específicas necessárias durante o processo de desenvolvimento do projeto para que o potencial da história seja otimizado.


• Encontrando a sua Caixa de Pandora (Houston)

 

• A necessidade vital de um tema forte (Houston)

 

• Oito elementos essenciais do ótimo storyworld. (Houston)

 

• Imersão e estratégia de engajamento (Houston)

 

• Como maximizar a profundidade do personagem. (Houston)

 

Mapeando a audiência nos (quase) anos 2020 (Rodrigo Terra)


• Como identificar ou criar extensões de engajamento de audiência

Estratégia Transmídia não é criada por acidente. Há certas decisões narrativas que produtores podem tomar em seu projeto que criam uma série de facilidades, porém maneiras efetivas de engajar continuamente a audiência. (Houston)

 

Saíndo da casinha com modelagem transmídia (Houston)


• Construindo seu projeto com princípios de Transmídia para se destacar da multidão

Projetos são como uma fogueira – pensados para dar resultados no curo prazo sem resíduos de valor. Como pensar em se conectar com sua audiência de maneira a mexer com suas emoções? (Houston)

 

Encerramento 

 

Para onde vamos, Black Mirror? (Rodrigo Terra)


DIA 3



ESTRATÉGIAS CRIATIVAS - PARTE II

 

MAMP - Continuação (Rodrigo Terra)


• Comunidades de fãs - Construindo, cultivando e nutrindo bases de fãs vibrantes e mobilizadas. 

Uma vez estabelecida uma comunidade de fãs, você precisará cultivar e alimentar os fãs numa forma valiosa e dando sentido. Sempre pedindo por mais, sempre mais conteúdo. (Houston)


• Uma míriade de escolhas (Rodrigo Terra e Houston Howard)

As diversas mídias hoje e seus potenciais criativos. A cada 6 meses temos uma novidade tecnológica que melhora, transforma ou cria um suporte midiático. 


Times multidisciplinares: um diálogo necessário (Rodrigo Terra)


• O poder das conexões dinâmicas (Houston)

 

• Conectando narrativas para maximinizar migração de audiênca e compor fontes de receitas (Houston)

 

• Ferramentas para conexões dinâmicas: MAMP Timeline (Roadmap) (Rodrigo Terra)

 

Encerramento

 

Uma nova mídia surge: a Realidade Virtual, Aumentada, Mista, Híbrida. Mas será que pega? (Rodrigo Terra)

 

DIA 4 

 

ESTRATÉGIAS CRIATIVAS - PARTE III

 

• MAMP - Final (Rodrigo Terra)


• Aperfeiçoando a transmídia

Como aplicar todos os princípios previamente discutidos em projetos que possam reenergizar seu valor corrente e criar novas oportunidades de fluxo de caixa. (Houston)

 

• Reenergizando bases de fãs inativos em consumidores de franquias ressuscitadas. (Houston)

 

• Retroengenharia Transmídia

Criando um projeto com estratégia transmídia desde seu início até seu estado de performance. Entretanto, se você já tem um projeto, vamos te ensinar maneiras de recompatibilizar uma estratégia transmídia que se ajuste adequadamente.

 

Primeira Mentoria: 30-minutes Mentoria de projetos dos alunos (Houston)

 

• Criando Parcerias (Rodrigo Terra)

 

• A necessidade de planejar seu ecossistema de parceiros. (Rodrigo Terra)

 

• Novos modelos de sociedades compartilhadas: você vai precisar rever seus conceitos. (Rodrigo Terra)

 

• Transmídia é naturalmente global: você está preparado para exportar? (Rodrigo Terra)

 

• MAMP - Fechamento (Rodrigo Terra)


Encerramento: 30-minutes Mentoria de projetos dos alunos (Rodrigo Terra)

Especialistas

Houston Howard

Co-fundador e diretor criativo da One 3 Productions, Houston é um líder reconhecido nas comunidades de branding e entretenimento, por sua visão única e estratégica.

Já desenvolveu estratégias de marca e arquiteturas de histórias para empresas Mattel, Disney, West Coast Customs, Samuel Goldwyn Films e Harper
Collins Publishing, além de desenhar projetos transmidia para Fox, TNT, Slinky e os escritores de Toy Story.

Quando não está criando projetos ou liderando equipes de criativos, Houston está dando aulas a profissionais, em workshops para Television Academy of Arts and Sciences, Producers Guild of America, National Association of Broadcasters, Act One, Storyworld USA, The Greater Los Angeles Writers Conference and the Swedish Chamber of Commerce, entre outros.

Formado em ,com especialização em Direito do Entretenimento, hoje Houston é também professor de Transmedia Design na The Los Angeles Film School.

Seu livro ‘Make Your Story Really Stinkin’ Big’ - Como ir do conceito à franquia e fazer sua história durar por gerações, tornou-se um manual prático para profissionais da área criativa, sobre como alavancar diversas pltaformas de mídia, maximinizar potencial de receita e engajar audiências de forma inovadora.

Rodrigo Terra

Pós-Graduado em Administração pela FGV, especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP, graduado em Rádio e TV pela FAAP-SP. Rodrigo estuda Transmídia desde 2006. Dirigiu e conduziu projetos diversos em audiovisual e transmídia para TV Cultura, Grupo TV1, Grupo Abril, Turner, TV Futura, Crefisa, Sky, Natura, Net, Tilibra e EduK. Foi co-autor, diretor-geral e diretor artístico da série Sexo no Sofá, exibida pela TV Futura e Glitz* (Turner). É consultor em direção audiovisual e estratégias de extensão de propriedade intelectual multiplataforma em projetos para contemplação em editais públicos.
Já foi jurado internacional em festivais como Nuevas Ventanas do Ventana Sur e é consultor em Transmídia no programa Objetiva Audiovisual do Sebrae/APRO.

É diretor de negócios e parcerias na gestão 2015/2016 da Associação EraTransmídia e pesquisador autônomo em conteúdo, canais e mídias imersivas como Realidade Virtual e experiências omnichannel. Faz parte do conselho do Open MediaLab.

É sócio-diretor da Fazenda Urbana Digital, empresa focada em vídeo e interatividade para segmento de entretenimento, informação e corporativo, e atua diretamente na área de consultoria e produção transmídia/imersiva B2B e B2C para empresas ligadas à economia criativa e departamentos de marketing.

Steve Mitchell

Nascido e criado em New Orleans, Louisiana, Steve foi indicado ao Emmy de melhor roteiro e produção por Tin Man, minissérie de maior audiência na história do canal Syfy. Co-criador e produtor executivo do hit cult da TV The Pretender, escreveu, produziu e/ou dirigiu mais de 200 horas de programação de entretenimento em parceria com Craig W. Van Sickle, incluindo longas-metragens, filmes para TV como 24, NCIS, Medical Investigation, Alien Nation e Murder She. Também trabalhou com George Lucas em uma temporada de Clone Wars.

Depoimentos

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Categoria: audiovisual
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