Cultura e Mercado

desde 1998 | para quem vive de cultura

  • Questões da arte contemporânea em debate

    Até que ponto o mercado de arte define a produção artística? Quais os novos espaços para difundir e distribuir a arte contemporânea? Qual é o impacto da arte contemporânea nas instituições culturais e quais seus novos horizontes geopolíticos?

    Foto: Roland O'DanielPara responder a essas questões, a revista ARTE! Brasileiros e o projeto para promoção do setor de galerias de arte contemporânea Latitude promovem na próxima terça-feira (10/9), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (SP), o seminário “Quem é Quem Na Arte Contemporânea”.

    Mônica Novaes Esmanhotto, gerente do Latitude, explica que promover essa troca de conhecimentos entre profissionais do setor com expertise no cenário das instituições de arte contemporânea nacionais e internacionais é uma das missões do projeto. “Esse intercâmbio de saberes vem ao encontro do nosso objetivo de incrementar estratégias para promover o setor de galerias de arte contemporânea e sua internacionalização. A ARTE! Brasileiros, revista que vem acompanhando esse cenário com entusiasmo, foi um grande parceiro para viabilizar isso em um momento em que o cenário da arte está se consolidando, suas exportações vêm crescendo – conforme mostrou a pesquisa realizada pelo Latitude -, a visibilidade da arte brasileira ganha cada vez mais força e os negócios do setor também.”

    Entre os convidados estão importantes profissionais de diversas instituições culturais e de mídia do Brasil e do exterior que, ao longo das mesas que compõem o evento, irão apresentar uma fotografia das diversas realidades em seus países e espaços culturais.

    Entre os profissionais internacionais presentes estão Joan Young (diretora de relacionamentos curatoriais do Guggenheim, EUA), Julieta Aranda (Fundadora e Editora do e-flux journal, EUA), Philip Larratt-Smith (curador do programa internacional do MALBA, Argentina), Marieke Van Hal (diretora e fundadora da Bienal Foundation, Holanda), Francesco Manacorda (diretor artístico da Tate Liverpool, Reino Unido), Cosmin Costinas (Diretor Executivo da PARA, Hong Kong), Paula Tsai (curadora da coleção chinesa Ullens Center ]for Contemporary Art – UCCA, China), Polly Staple (diretora da Chisenhale Gallery, Reino Unido), Chantal Wong (chefe de estratégia e projetos Especiais do Asia Art Archive, Hong Kong), e Sandra Mulliez (Fundadora da SAM Art Projects, França).

    Entre os brasileiros estão Marcelo Araújo (secretário estadual de Cultura de São Paulo), Eduardo Saron (diretor do Instituto Itaú Cultural), Danilo Santos Miranda (diretor regional do SESC-SP), Moacir dos Anjos (pesquisador e curador da Fundação Joaquim Nabuco), Solange Farkas (diretora e curadora da Associação Cultural VideoBrasil), Fábio Cypriano (crítico de arte e professor da PUC-SP) e Daniel Rangel (diretor Artístico ICCo, Brasil).

    O seminário é gratuito e também será transmitido em tempo real via streaming no site www.revistabrasileiros.com.br.

    Para conferir a programação completa e se inscrever, clique aqui.

    Tags:, , , , , ,